Mário Guedes é o novo director-geral de Energia

Ex-administrador da Empresa de Desenvolvimento Mineiro substitui Carlos Almeida na Direcção-geral de Energia e Geologia.

Foto
Seguro Sanches escolheu Mário Guedes para liderar a DGEG evr Enric Vives-Rubio

Mário Guedes, que era administrador da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) desde 22 de Junho, é o novo director-geral de Energia e Geologia, confirmou este engenheiro de minas ao PÚBLICO.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Mário Guedes, que era administrador da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) desde 22 de Junho, é o novo director-geral de Energia e Geologia, confirmou este engenheiro de minas ao PÚBLICO.

Mário Guedes substitui assim no cargo Carlos Almeida, que no mês passado pediu para deixar a Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG) por ter um novo desafio profissional, como explicou, em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Fonte do gabinete do secretário de Estado adiantou ao PÚBLICO que o Ministério da Economia "já está a tratar do processo concursal [de nomeação do novo director da DGEG] junto da Comissão de Recrutamento e Selecção da Administração Pública (Cresap)".

Mário Guedes tinha mandato na EDM até 2018, onde já tinha estado entre 2010 e 2013, antes de passar para o sector privado, para a sociedade de exploração mineira PP Minerals. Foi a essa sociedade que Jorge Seguro Sanches, que também tem a tutela dos recursos geológicos, o foi buscar para exercer funções de técnico especialista no seu gabinete, onde esteve cerca de quatro meses.

Mário Guedes foi entretanto nomeado para o conselho de administração da EDM, depois de ter recebido parecer favorável da Cresap.