Novo Banco: primeiro-ministro espera que seja vendido até ao final da semana
O primeiro-ministro, António Costa, revelou esta terça-feira que o Governo tem a expectativa de concluir a venda do Novo Banco até ao final desta semana.
Questionado pela agência Lusa se a situação do Novo Banco estaria resolvida até ao final da semana, António Costa respondeu apenas: "Sim, é essa a expectativa que temos."
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Questionado pela agência Lusa se a situação do Novo Banco estaria resolvida até ao final da semana, António Costa respondeu apenas: "Sim, é essa a expectativa que temos."
O primeiro-ministro falava no Funchal, na ilha da Madeira, onde chegou esta terça-feira de manhã para um dia em que terá encontros na autarquia do Funchal, com o Presidente da República e o presidente do governo regional.
Na passada sexta-feira, o ministro das Finanças, Mário Centeno, disse que as negociações para a venda do Novo Banco estavam a evoluir a "bom ritmo", considerando que há "condições para o acordo", embora ainda não esteja fechado.
"As negociações no âmbito do processo do Novo Banco estão a evoluir a bom ritmo, consideramos que há condições para um acordo", afirmou Mário Centeno em conferência de imprensa, escusando-se a dar mais detalhes sobre o assunto.
Desde Fevereiro que o Governo está a negociar a venda do Novo Banco em exclusivo com o fundo norte-americano Lone Star.
Já na quinta-feira, o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, revelou no Parlamento que prosseguem as negociações exclusivas com o fundo norte-americano Lone Star para a venda do Novo Banco, realçando a complexidade do processo.
"A minha esperança é que depois de terminado este processo o banco de transição possa ser considerado um case study [estudo de caso] a nível europeu", afirmou Carlos Costa, sublinhando acreditar que o negócio vai mesmo avançar.