Cruzeiros no Porto de Lisboa devem crescer 475% nos próximos dez anos
Novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia ficará pronto em Maio. Cidade de Lisboa vai receber uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo, em Setembro de 2018.
O Porto de Lisboa esteve durante muitos anos a destoar do crescimento positivo que foi alcançado pelos outros portos nacionais, nomeadamente Leixões e principalmente Sines, que tem beneficiado do aumento da movimentação de carga de transbordo. Mas a taxa de crescimento de quase 20% que alcançou em Janeiro e Fevereiro, face ao período homólogo de 2016, altura em que se mantinha em vigor a greve dos estivadores, é o sinal definitivo que ajuda a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a acreditar que o Porto de Lisboa inverteu a tendência negativa e vai recuperar do atraso em que mergulhou quando comparado com os principais portos nacionais.
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O Porto de Lisboa esteve durante muitos anos a destoar do crescimento positivo que foi alcançado pelos outros portos nacionais, nomeadamente Leixões e principalmente Sines, que tem beneficiado do aumento da movimentação de carga de transbordo. Mas a taxa de crescimento de quase 20% que alcançou em Janeiro e Fevereiro, face ao período homólogo de 2016, altura em que se mantinha em vigor a greve dos estivadores, é o sinal definitivo que ajuda a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a acreditar que o Porto de Lisboa inverteu a tendência negativa e vai recuperar do atraso em que mergulhou quando comparado com os principais portos nacionais.
Se tudo correr como o que está previsto na estratégia para o aumento da competitividade portuária no Porto de Lisboa, que a ministra do mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta sexta-feira em Alcântara, daqui a dez anos, a infra-estrutura terá um novo terminal de contentores na margem sul, mais precisamente no Barreiro, o terminal de contentores de Alcântara estará mais eficiente, e os lisboetas terão mais espaço para a fruição das zonas ribeirinhas, depois da passagem das zonas não utilizadas para os municípios. As cargas movimentadas em contentores crescerão 155% e o turnaround de navios cruzeiros aumentará 475% ate 2026. O investimento previsto atinge os 746 milhões de euros, com o terminal do Barreiro a absorver a principal fatia (600 milhões)
O Terminal Multimodal no Barreiro só avançará se receber luz verde ambiental – e esse é um dos factores de incerteza. E a paz social que permitiu ao Porto de Lisboa voltar às margens positivas, com o acordo que pôs fim à greve dos estivadores em Maio do ano passado só se poderá manter se as partes continuarem a honrar os seus compromissos. A “greve por solidariedade” que os estivadores portugueses anunciaram fazer como parte da luta dos estivadores espanhóis acabou por ser desconvocada mas ainda antes de isso se saber, aos microfones da TSF, a ministra do Mar já dizia que os períodos de greve que tinham sido anunciados não tinham assumido proporções (pelo horário escolhido, no período de almoço) que a fizessem temer a diminuição do movimento de cargas.
Foi, pois, uma ministra optimista, aquela que esta sexta-feira anunciou também o facto de o Porto de Lisboa ter sido escolhido para receber uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo, a Seatrade Cruise Med, em Setembro de 2018. O novo terminal de passageiros de Santa Apolónia deverá estar pronto dentro de dois meses.
Outros pilares da estratégia que foi apresentada pela ministra do Mar em Lisboa são: o aumento da navegabilidade do estuário do tejo até Castanheira do Ribatejo – para permitir o transporte de contentores em barcaças até à Plataforma Logística que o grupo ETE está a arrancar naquela localização, resgatando o projecto que chegou a ser concessionado à Abertis, entretanto falida; e também criar o Campus do Mar, um centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, a instalar na zona da Doca de Pedrouços, onde em cerca de 18 hectares seja possível criar e desenvolver um ecossistema de organismos públicos, laboratórios de investigação e start-ups que concentrem as actividades ligadas ao mar.
Notícia corrigida às 21h08: não há um terminal de cruzeiros a ser construído em Alcântara, como estava escrito, mas em Santa Apolónia.