Querido, liguei a casa

Foto

Quarta-feira, 19h00. O carro demora-se no trânsito e mesmo assim devo ser o primeiro a chegar a casa, pois parece que hoje, mais uma vez, há atraso na linha de comboios. Em condições normais, estaria a viajar mentalmente até à cozinha para pré-aquecer o forno e regulá-lo para preparar uma pizza. Iria depois abrir a porta do frigorífico para me certificar da existência de cogumelos frescos, e verificar se há loiça lavada na máquina. Abrir a máquina de secar e tirar uma toalha para a mesa seria o momento seguinte. Ainda bem que há trânsito, penso, assim posso planear as tarefas uma após outra para o momento em que chegar, tarde, cansado, e esfomeado, a casa. Ou então, não.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Quarta-feira, 19h00. O carro demora-se no trânsito e mesmo assim devo ser o primeiro a chegar a casa, pois parece que hoje, mais uma vez, há atraso na linha de comboios. Em condições normais, estaria a viajar mentalmente até à cozinha para pré-aquecer o forno e regulá-lo para preparar uma pizza. Iria depois abrir a porta do frigorífico para me certificar da existência de cogumelos frescos, e verificar se há loiça lavada na máquina. Abrir a máquina de secar e tirar uma toalha para a mesa seria o momento seguinte. Ainda bem que há trânsito, penso, assim posso planear as tarefas uma após outra para o momento em que chegar, tarde, cansado, e esfomeado, a casa. Ou então, não.

Atendo o telefone – em alta-voz, claro. É a Carolina. Diz-me que está na estação, que perdeu o comboio das 18h50, mas para não me preocupar, para ligar o rádio e conduzir tranquilo em direcção ao pôr-do-sol, pois, a casa já está ligada.

O futuro agora

«Em todo o mundo, a ligação de dispositivos através da internet marca a tendência. A troca de informação através da Internet foi incorporada recentemente e já faz parte da nossa vida diária: aquecimento, iluminação, segurança, multimédia, entretenimento, são apenas alguns exemplos de utilização desta tecnologia. Na área dos eletrodomésticos, a Siemens está focada na Home Connect. No futuro é muito provável que ainda mais produtos surjam com cada vez mais capacidades, pelo que irão existir mais eletrodomésticos com novas funções disponíveis para o consumidor. Estar na cama e preparar o café, ver o interior do frigorífico através de uma câmara enquanto está fora de casa ou ligar a máquina de secar roupa enquanto está a caminho do teatro. São realidades de hoje. Mas as possibilidades futuras são potencialmente infinitas. Adiante a sua vida para o futuro e aproveite todas as vantagens e liberdade oferecida pela Siemens e o sistema Home Connect». Sim. Este foi o panfleto que me leu a Carolina. E não é que estava certa?

– A casa está ligada, pergunto?

– Sim, não te esqueças que tenho o Siemens Home Connect na minha mala. O forno já está em pré-aquecimento, há cogumelos frescos no frigorífico, a toalha aos quadrados italiana está seca e eu estou muito bem-disposta.

Tinha-me esquecido, sim. Arrumara no fundo da memória a nossa revolução tecnológica do fim-de-semana passado. Uma aventura tecnológica que nos permite estar ligados a casa a partir de qualquer lugar. O que é estar ligado a casa? É ter uma relação emocional, é certo, mas é também, via wifi, estar ligado às coisas. Explicação? Uma casa wireless:

Tenho uma app instalada no meu smartphone, e a Carolina também, só que duplicada no tablet, que traz sempre na mala. E a coisa é mais ou menos assim: a nossa casa está onde a app estiver. Podemos controlar os nossos eletrodomésticos Siemens com o sistema Home Connect, via wifi, a partir de qualquer lugar.

Lá em casa, toda família Siemens está ligada ao router wireless, emparelhados com o Home Connect. É muito fácil de utilizar, basta fazer download da app Home Connect e aceder ao modo demo para poder experimentar as várias funcionalidades, antes de comprar um eletrodoméstico Siemens com wifi. Assim se pode descobrir como é fácil controlar os eletrodomésticos a partir do escritório, do museu, do metro, do cinema ou da praia. Com o modo demo, é possível experimentar a app mesmo sem ter um eletrodoméstico Siemens Home Connect.

A cozinha no smartphone

A Carolina tinha razão, sim, foi ela que insistiu. O que posso garantir é que ainda não passou uma semana sobre o «ligar a casa» e o nosso dia-a-dia não mais voltou a ser o mesmo. Agora, conseguimos pré-aquecer o forno a partir do escritório ou saber se a máquina de lavar loiça precisa de abrilhantador enquanto estamos no supermercado. E o que nos oferece o sistema Siemens Home Connect é bem mais do que um controlo remoto dos equipamentos. Oferece, por exemplo, dicas e conselhos sobre como utilizar os eletrodomésticos, bem como um guia de acessórios que poderão ser adquiridos em poucos cliques. É também possível ligar e desligar o aparelho e colocar em funcionamento diversos programas. Além de poder pré-aquecer o forno, é possível descobrir e explorar todas as inovadoras funcionalidades dos aparelhos, que nos facilitam realmente a vida, e ainda inspirar-se com receitas do mundo, selecionando-a e transferindo as definições para o forno. Também disponibiliza informações sobre o estado dos eletrodomésticos e um serviço de assistência remota, que permite resolver a maior parte dos problemas à distância, sem precisar de ficar à espera da visita dos técnicos. É isto mesmo: a casa wireless.

Quanto à app Home Connect, o melhor de tudo é o seu funcionamento simples. Utiliza a rede de internet wireless de casa para emparelhar os eletrodoméstico ao smartphone ou tablet. Isto quer dizer que não precisamos de nenhum dispositivo adicional. Basta um eletrodoméstico Siemens com a funcionalidade Home Connect e a app que conseguimos descarregar gratuitamente a partir das lojas iOS e Android.

Eletrodomésticos wifi

Os novos eletrodomésticos Siemens estão preparados para este sistema, possuem um chip wifi integrado, e podem ser controlados remotamente. Toda a troca de dados com os eletrodomésticos está protegida e cumpre as mais restritas normas de segurança.

Além do forno, há também a roupa. Mas isso já não sei tão bem. Não é o meu pelouro. Mas a Carolina garante-me que começa a «lavar a roupa, enquanto suja a roupa». Também fiquei com esse ar incrédulo. Explica lá isso melhor, por favor. As máquinas de lavar roupa Home Connect com wifi não colocam nem retiram a roupa da máquina por nós. Mas têm fabulosas características potenciadoras de mais flexibilidade quando temos que tratar dos trapos. O início fácil da app Home Connect ajuda-nos a encontrar o programa mais indicado. Basta responder a algumas questões simples como, por exemplo, tipo de tecido e cor e, remotamente, enviar as definições do programa recomendado para a máquina. Desta forma, passa rapidamente da pesquisa do programa ideal para a lavagem da roupa. O que mais me inquieta é que existe a possibilidade receber notificações por push, de modo a saber se a roupa está pronta ou se precisa de mais detergente. É muito simples, mas eu fingi que não compreendi, para garantir que não teria de acumular mais um pelouro em matéria de tarefas domésticas. Não digam nada à Carolina, por favor.

Quanto a secar roupa. É igualmente fácil: os secadores de roupa Siemens com Home Connect podem ser controlados com apenas alguns cliques, a partir de qualquer lugar. Podemos também descobrir característica que irão permitir o ajuste perfeito do tempo de secagem aos nossos horários. E, quando a roupa estiver pronta, o aparelho envia-nos a tal notificação por push.

Requintes tecnológicos

Poderia ainda falar da máquina de lavar loiça, que trata de deixar pratos e copos num brinco enquanto vamos jantar fora, mas prefiro espreitar para dentro do frigorífico, pois, sei que há cogumelos frescos... mas não verifiquei se há queijo Emmental. E aqui, acreditem, a coisa é ainda mais fantástica: posso espreitar para dentro do meu combinado Siemens a partir do smartphone. É algo que adoro fazer quando estou nas compras! Além da frescura, do design atraente e do baixo consumo de energia, ao utilizar a app Home Connect, o meu novo combinado permite-me aceder a uma câmara de vídeo de modo a verificar o que está no interior. Acabou-se o momento irritante em que nos apercebemos que faltou trazer... a massa fresca!

E como a câmara está no interior do combinado, não corro o risco de me esquecer da porta aberta, mas se isso acontecer, lá está uma mensagem push a notificar-me. É fácil controlar a temperatura à distância e activar, por exemplo, o modo Super Refrigeração quando estou no supermercado para refrigerar mais rapidamente algum alimento. A monitorização do sistema de arrefecimento e termostato é completa e avisa-me em tempo real. Posso alterar e reprogramar à vontade e tantas vezes quanto for necessário. Com o Home Connect, ainda acedo a um guia de arrumação que me permite encontrar facilmente a melhor localização para cada alimento. A app diz tudo, desde onde deverão ser colocados os alimentos até às informações nutricionais de cada um.

Bem, com esta conversa toda já estou à porta de casa. E parece que me esqueci de trazer as chaves...

– Carolina, já chegaste?