Google lança casaco de ganga inteligente para o telemóvel ficar no bolso
O casaco com ligação Internet do Google e da Levis está pronto: fazer chamadas, receber direcções de GPS, e ouvir música está ao alcance de um toque na manga.
Os ciclistas que comprem o novo casaco do Google já não têm desculpa para tirar as mãos do volante para ver o telemóvel, consultar um mapa ou mudar a estação do rádio. A empresa juntou-se à gigante das calças de ganga Levis em 2015 para criar vestuário inteligente com ligação à Internet que permite aceder ao smartphone do utilizador.
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Os ciclistas que comprem o novo casaco do Google já não têm desculpa para tirar as mãos do volante para ver o telemóvel, consultar um mapa ou mudar a estação do rádio. A empresa juntou-se à gigante das calças de ganga Levis em 2015 para criar vestuário inteligente com ligação à Internet que permite aceder ao smartphone do utilizador.
O primeiro exemplo da parceria, o Levis Commuter Jacket, anunciado em meados do ano passado, já está pronto. Trata-se de um casaco de ganga escuro concebido para facilitar a vida de quem utiliza uma bicicleta para se deslocar diariamente. Gestos subtis (por exemplo, o passar os dedos por uma das mangas) dão informação sobre as horas e o estado do tempo, atendem chamadas e pausam a música que se está a ouvir.
Vários visitantes do festival de música e tecnologia South By Southwest (SXSW), que está a ocorrer até dia 19 de Março, no Texas, EUA, já tiveram a oportunidade de o experimentar.
Love the magical @LEVIS @Google @projectjacquard commuter jacket #sxsw2017 #LevisOutpost pic.twitter.com/spHWph4KQ5
— Jim Stengel (@JimStengel) March 12, 2017
Os circuitos embutidos no material utilizam algoritmos que lhes permitem reconhecer certos gestos e conectam o utilizador do tecido ao mundo digital. “A conectividade é fornecida através de uma etiqueta inteligente que reúne todos os sistemas electrónicos necessários,” explica a equipa do Google. A bateria da etiqueta, com dispositivo bluetooth, foi criada para durar cerca de dois dias. Porém, os criadores alertam que embora a etiqueta não se possa lavar, é facilmente removível e o resto do tecido pode ir à máquina como qualquer material de ganga comum.
Para voltar activar as funcionalidades tecnológicas do casaco, basta conectar a etiqueta a uma pequena entrada USB escondida no punho esquerdo do casaco como se fosse um botão. Cada utilizador pode personalizar a forma como o casaco funciona a partir dos cinco gestos que este reconhece: deslizar os dedos para cima ou para baixo, dar dois toques no pulso, fazer um movimento circular, ou agarrar no pulso com a palma da mão. Cada um destes gestos pode desencadear uma resposta diferente consoante as preferências do utilizador.
O casaco trata-se da primeira proposta do projecto Jacquard, uma unidade da secção de desenvolvimento de tecnologias avançadas do Google que une a tecnologia ao mundo dos têxteis e transforma objectos do dia-a-dia fabricados com estes materiais )por exemplo, roupa e mobília) em superfícies interactivas. As componentes inteligentes são concebidas para serem o mais discretas possível. “O projecto Jacquard é uma tela em branco para a indústria da moda,” explica a equipa do Google em comunicado. A linha Commuter da Levis foi escolhida para a primeira parceria por adaptar material de ganga ao ciclista urbano que utiliza a bicicleta para se deslocar entre a casa e o emprego.
Não é a primeira vez que o Google se aventura na área dos acessórios inteligentes. Em 2014, a multinacional lançou os óculos de realidade aumentada Google Glass, um aparelho muito mais ambicioso que este casaco e que tinha uma câmara incorporada. Apesar do entusiasmo inicial com o produto – que permitia aceder a informação na lente do olho direito, e tirar fotografias e vídeos– as funcionalidades levantaram preocupações ao nível da segurança e da privacidade.Vários bares e restaurantes tinham proibido o uso do aparelho nas suas instalações. Foi uma das razões que levaram o protótipo (que chegou a estar à venda por 1500 dólares) a ser cancelado em Janeiro de 2015.
A nova peça da Levis e do Google chega às lojas no Outono deste ano, por 350 dólares (cerca de 328 euros).
Texto editado por João Pedro Pereira