Xabi Alonso anuncia fim da carreira como futebolista

"Não foi uma decisão fácil, mas acho que este é o momento certo", disse o médio, de 35 anos.

Foto
"Não foi uma decisão fácil, mas acho que este é o momento certo", disse Xabi Alonso, de 35 anos Reuters/ANDREA COMAS

O futebolista espanhol Xabi Alonso, do Bayern Munique, anunciou nesta quinta-feira, ao canal televisivo do clube alemão, que se irá retirar dos relvados no final da temporada.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O futebolista espanhol Xabi Alonso, do Bayern Munique, anunciou nesta quinta-feira, ao canal televisivo do clube alemão, que se irá retirar dos relvados no final da temporada.

"Não foi uma decisão fácil, mas acho que este é o momento certo", disse Xabi Alonso, de 35 anos, que chegou ao Bayern Munique em 2014, depois de se ter sagrado campeão europeu pelo Liverpool (2004/05) e pelo Real Madrid (2013/14).

O médio ajudou ainda a Espanha a conquistar os Europeus de 2008 e 2012 – sagrando-se bicampeão – e o Mundial de 2010, para além de outras distinções individuais.

"Mais vale cedo do que demasiado tarde. Eu queria terminar a minha carreira ao mais alto nível e o Bayern é do nível mais elevado que há", disse Xabi Alonso, que ainda é titular no “onze” habitual do treinador italiano Carlo Ancelotti.

Até final da época, Xabi Alonso tem três objectivos a atingir com o Bayern Munique, dado que o clube está na liderança da Bundesliga, com sete pontos de vantagem, nas meias-finais da Taça da Alemanha e qualificou-se para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.