Startup portuguesa de viagens vai representar inovação europeia nos EUA

Tripaya faz parte da delegação da Comissão Europeia que vai ao maior festival de música e filmes interactivos do mundo para difundir as iniciativas tecnológicas da Europa.

Foto
O festival SXSW, nos Estados Unidos, é uma das maiores conferências tecnológicas do mundo Reuters/LAURA BUCKMAN

A startup portuguesa Tripaya, um motor de busca de viagens, será uma das nove startups a representar a inovação europeia numa das maiores conferências de música, filmes e tecnologia do mundo, o South by South West (SXSW), que tem lugar este mês em Austin, nos Estados Unidos. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A startup portuguesa Tripaya, um motor de busca de viagens, será uma das nove startups a representar a inovação europeia numa das maiores conferências de música, filmes e tecnologia do mundo, o South by South West (SXSW), que tem lugar este mês em Austin, nos Estados Unidos. 

As empresas, que vão ter a oportunidade de apresentar os seus serviços a investidores americanos, foram seleccionadas pela Comissão Europeia para difundir as iniciativas tecnológicas do continente europeu e promover mais colaborações transatlânticas ao nível das áreas da inovação digital.

A Tripaya  ajuda os clientes a escolher um destino de férias adequado com base no seu orçamento, tempo e interesses. Foi eleito melhor startup europeia numa competição em Paris no ano passado.

Espanha será representada pela CANARD Drones, que se foca em desenvolver sistemas de auxilio à navegação aérea através de drones que funcionam como faróis audiovisuais  que ajudam os pilotos a aterrar e descolar em segurança. Apresenta-se como uma alternativa mais económica e ecológica à utilização de aeronaves tripuladas para estas tarefas.

Além dos drones espanhóis e do programa português para marcar férias, há software educativos, teclados inteligentes e hortas verticais em miniatura para ter em casa. Em comunicado, a Comissão Europeia diz que optou por “produtos únicos que expõem uma variedade de bens” no momento de escolher as nove empresas a representar o ecossistema digital de entre as 220 aplicações de vários países.

A selecção da Comissão Europeia quer mostrar aos investidores americanos que a tecnologia já está a inovar todas as áreas do continente. A Suécia, por exemplo, foi escolhida pela Moogie, uma startup que desenvolve uma coleira para gatos que está conectada a uma aplicação móvel e ajuda os donos de felinos a cuidar dos seus animais.

O Festival SXSW dura de 10 a 19 de Março.