Os quatro presidentes que marcaram a história do Sporting

Desde a sua fundação em 1906, o Sporting Clube de Portugal teve 42 presidentes. Nem todos ficaram na memória. Há um pequeno grupo, de gerações muito diferentes, que pela forma como geriram ou pelos títulos conquistados afiaram as garras dos "leões".

Foto
Acosta foi uma das figuras do Sporting quando a equipa se sagrou campeã em 2000, 18 anos depois Joao Miguel Rodriguez/Reuters

 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

 

José Alvalade

 

Foto

José Alvalade esteve ligado ao Sporting desde o tempo em que o clube ainda não tinha esse nome. Numa altura em que existiam divergências em relação aos fins do clube, juntou-se a um grupo de elementos que se demitiu do então Campo Grande Foot-Ball Club, onde era tesoureiro. “Eu vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube”, disse Alvalade a 13 de Abril de 1906, na Assembleia-Geral. Um mês depois, com 21 anos, investiu financeiramente para fazer nascer o Sporting Clube de Portugal. No dia oito, proferiu a célebre frase: “Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”.

Ribeiro Ferreira

 

Foto

António José Ribeiro Ferreira foi presidente do Sporting na era de maior glória do clube, a dos “Cinco Violinos”, conjunto de cinco avançados que chegou a fazer 123 golos em somente 23 jogos, na época 1946-47. Ribeiro Ferreira foi responsável pela criação de estruturas como o Conselho Geral e recolheu fundos para a futura construção do antigo Estádio José Alvalade. Sob a alçada deste presidente, o Sporting foi duas vezes tri-campeão (1946/47, 1947/48 e 1948/49; 1950/51, 1951/52, 1952/53).

João Rocha

 

Foto

João Rocha é, até à data, o presidente que mais tempo esteve em função: foram 13 anos (1973-1986). Durante a sua presidência, a equipa de futebol venceu três campeonatos, três Taças de Portugal, uma Supertaça e alcançou os quartos-de-final na Taça dos Campeões Europeus. João Rocha ajudou a promover as modalidades, que conquistaram um total de 1200 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal, oito Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, uma taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins, modalidade em que o Sporting conquistou mais duas Taças das Taças e uma Taça CERS. Durante a sua presidência, João Rocha promoveu obras como o fecho das bancadas do antigo Estádio de Alvalade e a construção da pista de tartan. Por unanimidade, a Assembleia Geral aprovou a atribuição do nome de João Rocha ao novo pavilhão do Sporting, que será inaugurado em Março.

José Roquette  

 

Foto

Na sua presidência, o Sporting voltou a ser campeão nacional, quebrando um jejum de 18 anos. José Roquette, bisneto do fundador do Sporting, José Alvalade, foi o impulsionador de uma "dinastia" de presidentes com uma lógica empresarial, desde Santana Lopes a Godinho Lopes. Uma linhagem que marcou a gestão do Sporting durante quase 20 anos.