BEAST, o novo festival de cinema do Porto dedicado à Europa de Leste

Em Setembro, o Porto recebe a primeira edição do BEAST - Festival Internacional de Cinema, que tem como país de destaque a Polónia. Sessão de apresentação acontece a 16 de Março

Foto
Chuck Norris vs Comunismo, de Ilinca Calugareanu, tem sessão marcada para 16 de Março, na apresentação do BEAST DR

A cidade do Porto vai receber em Setembro a primeira edição do BEAST - Festival Internacional de Cinema, um evento "novo e quase inesperado" dedicado aos filmes da Europa de Leste, anunciou a organização.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A cidade do Porto vai receber em Setembro a primeira edição do BEAST - Festival Internacional de Cinema, um evento "novo e quase inesperado" dedicado aos filmes da Europa de Leste, anunciou a organização.

"Pretendemos trazer algo novo, quase inesperado, mas principalmente queremos promover a cultura contemporânea da Europa de Leste, encurtar distâncias, aproximar pessoas com quem temos, na verdade, tanto em comum", lê-se em comunicado. O BEAST é co-organizado pela PlusEast — Associação Cultural, Câmara Municipal do Porto, Europe Direct Porto e Cineclube, em parceria com a Câmara do Comércio Polaco-Polónia e o Instituto Cultural Adam Mickiewicz

A ideia é "colocar o Porto no centro do panorama cinematográfico europeu" ao longo dos quatro dias do festival que, entre 21 a 24 de Setembro, apresenta filmes de 20 países "dos Bálticos aos Balcãs" e, também, "mostrar o trabalho de vários realizadores portugueses que estudaram em escolas de cinema ou produziram os seus filmes nestes países".

Foto

Cada edição do BEAST terá "um país em destaque", indica o comunicado, realçando que, para este primeiro ano, foi escolhida a Polónia, um país "reconhecido por todos como um polo de excelência na produção cinematográfica", com cineastas como Krzysztof Kieslowski, Wojciech Smarzowski ou Andrzej Wajda, além de "grandes jovens talentos".

Para dar a conhecer o festival ao público, a organização agendou já para o próximo dia 16 de Março, no Cinema Passos Manuel, uma mostra de três curtas-metragens polacas, com legendas em português e inglês, e a apresentação do "imperdível filme Chuck Norris vs Comunismo, de Ilinca Calugareanu". As sessões, a partir das 19 horas, têm entrada livre. No mesmo dia será apresentado o site, onde podem ser submetidas as obras para competição.

A programação completa e o cartaz do festival — que ocupará as salas do Passos Manuel, do Cinema Trindade, do Rivoli e da Biblioteca Almeida Garrett — serão divulgados em breve.