E o protagonista das notícias na TV nacional em 2016 foi...
Dados sobre presença nos principais noticiários mostram que Marcelo esteve quase cinco vezes mais tempo na TV que Cavaco Silva em 2015.
Marcelo Rebelo de Sousa foi o político que mais tempo esteve no ar, com voz própria, nos oito noticiários principais dos canais RTP1, RTP2, SIC e TVI durante o ano de 2016. Foi o protagonista, de viva voz, em 2093 notícias que ocuparam um total de 90 horas de emissão. Um valor superior ao do primeiro-ministro, António Costa, em mais de seis horas (83h47m17s, com 1944 notícias), e bem superior à exposição mediática televisiva do seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva, que durante todo o ano de 2015 se ficou por 19 horas e 45 minutos (menos três horas que em 2014). E que é mais do dobro do tempo do líder do PSD, Pedro Passos Coelho.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Marcelo Rebelo de Sousa foi o político que mais tempo esteve no ar, com voz própria, nos oito noticiários principais dos canais RTP1, RTP2, SIC e TVI durante o ano de 2016. Foi o protagonista, de viva voz, em 2093 notícias que ocuparam um total de 90 horas de emissão. Um valor superior ao do primeiro-ministro, António Costa, em mais de seis horas (83h47m17s, com 1944 notícias), e bem superior à exposição mediática televisiva do seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva, que durante todo o ano de 2015 se ficou por 19 horas e 45 minutos (menos três horas que em 2014). E que é mais do dobro do tempo do líder do PSD, Pedro Passos Coelho.
Esta presença habitual e marcante na televisão de Marcelo ajuda a explicar o facto de, no domingo à noite, as audiências do Jornal das 8 da TVI terem superado as do Jornal da Noite da SIC, apesar de este emitir a primeira entrevista do Presidente da República desde que foi eleito, faz hoje um ano. De acordo com os dados da GfK/Marktest/MediaMonitor, o noticiário da SIC foi seguido por 1,162 milhões de pessoas enquanto o concorrente da TVI teve mais 68 mil espectadores.
“O país não está num momento de ruptura ou de grande preocupação, o Presidente não está zangado com ninguém e fala diariamente na televisão”, enumera Felisbela Lopes, investigadora na área da comunicação social, que soma também o facto de o Jornal das 8 da TVI ser habitualmente o noticiário mais visto. Por isso, não terá havido motivos suficientes de interesse acrescido para que mais espectadores mudassem para a SIC.
A professora universitária considera, no entanto, que Marcelo “ainda vive em estado de graça e as pessoas ainda não estão cansadas” dele, apesar da sua permanente exposição nas notícias e isso também justifica a audiência acima da fasquia de um milhão de espectadores. Mas, ao mesmo tempo, “as pessoas também não param nem mudam a sua vida para o ouvir”. Ou seja, “apesar de não haver um interesse desmesurado, também não há desinteresse marcante”.
Em 2016, Pedro Passos Coelho foi o terceiro protagonista, de 1008 notícias que ocuparam 41h37m, seguido à distância por Jerónimo de Sousa (667 notícias com uma duração total de 28h42m), Catarina Martins (689 notícias em 28h05m de emissão). Completam o top 10 o ministro Mário Centeno, a líder do CDS-PP Assunção Cristas, a deputada bloquista Mariana Mortágua, o líder parlamentar do PSD Luís Montenegro e a eurodeputada bloquista e ex-candidata à Presidência da República Marisa Matias.
Esta análise da Marktest não inclui programas, debates, comentários ou entrevistas, mas apenas os noticiários da hora do almoço e do jantar dos quatro canais em que estes protagonistas aparecem a falar, como protagonistas.