Costa dá os parabéns a Marcelo no Twitter

Primeiro-ministro felicita Presidente no dia em que passa um ano sobre a data das eleições presidenciais.

Foto
daniel rocha

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou nesta terça-feira o Presidente da República no dia em que se assinala um ano da sua eleição.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou nesta terça-feira o Presidente da República no dia em que se assinala um ano da sua eleição.

"Parabéns Caro Professor, as maiores felicidades Senhor Presidente da República", escreveu António Costa na rede social Twitter pelas 7h33.

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito para Presidente da República a 24 de Janeiro de 2016, à primeira volta, com 52% dos votos, e tomou posse a 9 de Março.

Enfrentando um quadro de bipolarização resultante das legislativas, o antigo presidente do PSD defendeu, desde o início do mantado enquanto PR, que o Governo minoritário do PS, suportado por acordos à esquerda no parlamento, deve cumprir o seu mandato e tem sido, no essencial, convergente com o executivo chefiado por António Costa.

A sua relação com o PSD liderado por Pedro Passos Coelho tem registado, por isso, alguma tensão. Demarcou-se da ideia de que faltava legitimidade ao actual Governo e do discurso negativo da oposição sobre a trajectória das contas públicas, embora com reparos sobre a necessidade de captação de investimento e de crescimento económico.

Apesar de vir da mesma área política, Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu-se do seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva, no contacto próximo e informal com os cidadãos e na agenda intensa e presença mediática constante.