Queres ser um empreendedor a partir do espaço?
Bolsas apoiam projectos relacionados com o espaço. Candidatos (entre 23 e 40 anos) podem apresentar ideias de negócio até 30 de Agosto
O programa de Bolsas para Jovens Empreendedores no Espaço, que “estimula o empreendedorismo” e distingue “ideias de negócio inovadoras relacionadas com o sector espacial”, tem as candidaturas abertas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O programa de Bolsas para Jovens Empreendedores no Espaço, que “estimula o empreendedorismo” e distingue “ideias de negócio inovadoras relacionadas com o sector espacial”, tem as candidaturas abertas.
Segundo o regulamento, o programa está aberto a jovens de nacionalidade portuguesa ou residência permanente autorizada em Portugal, com idades compreendidas entre 23 e 40 anos e com o grau mínimo de licenciatura. Se for licenciado, o candidato pode receber o valor máximo mensal de 700 euros, enquanto a um mestre são atribuídos 950 euros e a um doutor a bolsa de 1.200 euros por mês.
Os projectos devem “evidenciar a sua ligação ao espaço, ainda que as aplicações terrestres possam ser enquadradas em áreas tão diversas quanto a engenharia, biomedicina, transportes, logística, monitorização e geolocalização, observação da terra, desporto, entre outros”, explica a organização em comunicado enviado ao P3.
A cada projecto empreendedor será atribuída uma bolsa no máximo, entregue a um único candidato (mesmo sendo permitida a formação de equipas). Os bolseiros terão apoio financeiro para suportar o desenvolvimento das ideias de negócio, bem como acompanhamento e ajuda no desenrolar dos projectos, num período de seis a 12 meses.
As candidaturas estão abertas em permanência até 30 de Agosto e podem ser feitas online através do preenchimento de um formulário. Estas bolsas são atribuídas pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) em parceria com o Programa ESA BIC Portugal, um centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia (ESA) que apoia startups que empregam tecnologias espaciais em utilizações industriais e comerciais não espaciais. A avaliação dos projectos submetidos está prevista para o final do mês em que foram submetidos.