Mercadona testa gostos dos portugueses antes de abrir lojas
Cadeia vai abrir em Matosinhos um centro com cozinhas e salas de degustação.
Antes de abrir supermercados em Portugal, a espanhola Mercadona decidiu perceber o gosto dos portugueses.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Antes de abrir supermercados em Portugal, a espanhola Mercadona decidiu perceber o gosto dos portugueses.
A cadeia vai ter um centro em Matosinhos – a que chama centro de co-inovação – para “adaptar a sua oferta aos hábitos do consumidor português”. Segundo um comunicado da empresa, este processo passará por perceber quais os produtos que compõem o cabaz de compras habitual.
O centro, que começará a funcionar no segundo trimestre deste ano, terá cozinhas e salas de degustação. Em Espanha, a empresa opera 12 destes centros.
A Mercadona anunciou em meados do ano passado planos para abrir, em 2019, quatro lojas no mercado português, que irão concorrer com marcas como o Continente (da Sonae, também dona do PÚBLICO) e Pingo Doce, da Jerónimo Martins.
A cadeia espanhola decidiu que as operações vão arrancar na zona do Grande Porto, dada a proximidade com as regiões da Galiza e Castela Leão.
Em Espanha, a empresa tem actualmente cerca de 1600 lojas. Em 2015, facturou 20,8 mil milhões de euros.