Lisboa: Livraria Espaço Ulmeiro fecha portas

José Antunes Ribeiro pretende procurar um novo espaço durante 2017.

Foto
DR/FACEBOOK DO ESPAÇO ULMEIRO

A livraria Espaço Ulmeiro fecha portas neste sábado, em Benfica, Lisboa, no lugar onde funcionou durante 47 anos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A livraria Espaço Ulmeiro fecha portas neste sábado, em Benfica, Lisboa, no lugar onde funcionou durante 47 anos.

A livraria alfarrabista foi criada em 1969, no bairro de Benfica, onde o fundador, José Antunes Ribeiro, pretende procurar um novo espaço durante 2017.

Enquanto isso não acontecer, o livreiro manterá os leilões online de livros e continuará a dinamizar a associação cultural, formada há alguns meses.

No passado mês de Fevereiro, José Antunes Ribeiro alertou para o risco de encerramento da Ulmeiro, por razões financeiras e falta de clientes.

Nos meses seguintes, o anúncio do encerramento motivou uma cobertura mediática e uma pequena onda de solidariedade com o projecto livreiro, com visitas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do então ministro da Cultura, João Soares.

José Antunes Ribeiro acabou por formalizar a criação de uma associação cultural para dinamizar a livraria e voltar a ter actividades em torno do livro e da leitura.

Nascido em 1942 numa aldeia perto de Ourém, José Antunes Ribeiro passou pelas edições Itaú, pela livraria Obelisco, fundou a editora Ulmeiro e esteve na criação da Assírio & Alvim, escreveu para o Diário de Lisboa e para O Tempo e o Modo. Se o Espaço Ulmeiro tem 47 anos, José Antunes Ribeiro já soma mais de 50 anos ligado aos livros.