Inverno começa às 10h44 desta quarta-feira
É o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte.
O Inverno começa nesta quarta-feira, às 10h44 (hora de Lisboa), e vai prolongar-se, no Hemisfério Norte, até 20 de Março, data em que se inicia a Primavera.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Inverno começa nesta quarta-feira, às 10h44 (hora de Lisboa), e vai prolongar-se, no Hemisfério Norte, até 20 de Março, data em que se inicia a Primavera.
O solstício de Inverno, que marca o início da estação mais fria do ano, produz o dia mais curto: em Lisboa, por exemplo, o dia terá a duração de nove horas, 27 minutos e quatro segundos, refere o portal do Observatório Astronómico de Lisboa.
A estação do Inverno vai manter-se até ao próximo equinócio, que ocorrerá a 20 de Março, às 10h29 (hora de Lisboa), assinalando o começo da Primavera.
Ao mesmo tempo que começa o Inverno nos países do Hemisfério Norte, inicia-se o Verão nos países do Hemisfério Sul.
Os solstícios são pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no Verão e mínima no Inverno.
Os equinócios, que marcam o começo da Primavera, em Março, e do Outono, em Setembro, correspondem aos instantes em que o Sol cruza o equador celeste.
Ao contrário dos solstícios, em que os dias não têm a mesma duração do que as noites, nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.