OE2017: Presidente da República faz declaração ao país às 18h
Marcelo Rebelo de Sousa vai decidir sobre o documento no mesmo dia em que o recebe da Assembleia da República.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz nesta quarta-feira uma declaração ao país sobre o Orçamento do Estado para 2017.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz nesta quarta-feira uma declaração ao país sobre o Orçamento do Estado para 2017.
De acordo com uma adenda à agenda do chefe de Estado, a declaração está marcada para as 18h, no Palácio de Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa tem feito promulgações rápidas dos Orçamentos. O deste ano, promulgou quatro dias depois de o receber. Agora, será no próprio dia. A presidente da comissão de Orçamento e Finanças, Teresa Leal Coelho, disse que enviaria hoje a redacção final do documento para a Presidência da República e Marcelo não vai perder muito tempo. Belém confirma que recebe o documento ainda hoje.
Não é a primeira vez que o Presidente da República decide comunicar ao país a sua decisão. Já este ano, em Março, Marcelo fez uma comunicação ao país sobre o Orçamento do Estado de 2016. Na altura, num discurso de dez minutos gravado em vídeo, o chefe de Estado enumerou as três dúvidas e explicou as três razões que o levaram a promulgar o Orçamento do Estado para 2016. Falou sobretudo da necessidad de executar com rigor o Orçamento de 2016 e chamou-lhe o orçamento "de compromisso". “Resta saber se o possível será suficiente", disse na altura.