Entrega de primeiros aviões A330neo à TAP adiada para Março de 2018

Fonte oficial da companhia confirmou a chegada dos primeiros de 53 aviões da Airbus para daqui a um ano e meio.

Foto
Transportadora vai ter de esperar mais um ano e meio para ter novos aviões AFP/PATRICIA DE MELO MOREIRA

A entrega dos primeiros aviões de longo curso A330neo à TAP, que será a primeira companhia a operar o novo avião da Airbus, foi adiada para Março de 2018, quando a primeira data avançada era o final do próximo ano.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A entrega dos primeiros aviões de longo curso A330neo à TAP, que será a primeira companhia a operar o novo avião da Airbus, foi adiada para Março de 2018, quando a primeira data avançada era o final do próximo ano.

O presidente-executivo da TAP Portugal, Fernando Pinto, disse ao The Wall Street Journal que o primeiro avião A330neo da companhia aérea não chegará até Março de 2018, referindo uma revisão por parte do fabricante francês no calendário de entrega dos novos aviões de longo curso.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da TAP confirmou que a chegada dos primeiros aviões de uma encomenda à Airbus de 53 Widebody e de corredor único está prevista para Março de 2018, referindo que o final de 2017 era "uma data meramente indicativa".

Em Abril passado, foi anunciado em Hamburgo - no decurso de uma exposição de interiores de avião - que a TAP seria a primeira companhia aérea a operar o novo avião A330 [neo], com chegada prevista para o último trimestre de 2017.

Na altura, em declarações aos jornalistas, o administrador da TAP, Trey Urbahn, defendeu que o facto de a companhia ter sido escolhida para realizar o primeiro voo era muito positivo, porque "todos os operadores vão estar a olhar para o primeiro avião".

Os aviões A330-800neo e A330-900neo são os dois novos aviões da Airbus lançados em Julho de 2014, apresentados como mais económicos e versáteis, ao consumir menos combustível e permitir um aumento em 14% do número de lugares face à versão anterior.

Em Novembro de 2015, a TAP anunciou a encomenda à Airbus de 53 aviões Widebody e de corredor único, entre os quais 14 A330-900neo e 39 A320neo, substituindo a encomenda anteriormente feita de 12 A350 pelos A330neo.

A TAP é cliente da Airbus desde 1987, altura em que encomendou três Airbus A310 à fabricante francesa e hoje tem 61 aeronaves desta fabricante em operação.