Queda do telhado de igreja da Nigéria mata pelo menos 100 pessoas

Obras na igreja evangélica foram aceleradas para cerimónia de ordenação do bispo.

Fotogaleria

Pelo menos 100 pessoas morreram quando o telhado de uma igreja no Sul da Nigéria ruiu, avança a Reuters, citando um fotojornalista residente em Uyo, que contou os corpos na morgue da cidade, um dia depois do acidente

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Pelo menos 100 pessoas morreram quando o telhado de uma igreja no Sul da Nigéria ruiu, avança a Reuters, citando um fotojornalista residente em Uyo, que contou os corpos na morgue da cidade, um dia depois do acidente

A igreja evangélica na cidade de Uyo estava ainda em construção, mas as obras foram aceleradas para que o espaço pudesse acolher a ordenação como bispo, no sábado, do seu fundador, Akan Weeks, contam alguns fiéis. Segundo várias fontes, a morgue da cidade ficou lotada.

Etete Peters, do Hospital da Universidade de Uyo, afirmou à Associated Press que pelo menos 160 pessoas perderam a vida. A Reuters avança com um número bastante menor de vítimas mortais, citando o fotojornalista Ini Samuel. Mas há muitas incertezas: "Ontem, algumas testemunhas diziam que estavam a por quatro corpos em cada saco de cadáveres", relatou. A AFP fala em 60 mortos confirmados, mas frisa que o balanço final deve ser muito mais elevado. 

Centenas de pessoas – incluindo o governador do estado de Akwa Ibom, Udom Emmanuel, que saiu ileso – estavam no interior do edifício quando as vigas de metal caíram sob os crentes e o telhado, em zinco, cedeu. O governador assegura que será realizada uma investigação para saber se foram cumpridas as medidas de segurança.

Um sobrevivente citado pela Channels TV da Nigéria descreve: “De repente, o telhado caiu sobre os fiéis. O governador foi rapidamente assistido, mas outros não tiveram a mesma sorte”, cita a BBC.

“Há corpos de pessoas presas, partes de corpos, sangue por todo o lado e carteiras e sapatos espalhados”, descreve Ukeme Eyibio, que estava no exterior quando o acidente ocorreu.

O Presidente Muhammadu Buhari manifestou o seu “pesar profundo”.

Os colapsos de edifícios são relativamente frequentes na Nigéria, sobretudo devido à utilização de materiais que não cumprem os padrões e à violação das normas de segurança.