Vista Alegre vai abrir a primeira loja na Índia em 2017
Expansão para a Ásia começou pela China. Agora, a empresa faz parceria com um grupo indiano.
O grupo Vista Alegre Atlantis (VAA) vai abrir a primeira loja na Índia no próximo ano, em Deli, disse o diretor de marketing, Nuno Barra, à Lusa, estando a empresa a recrutar pessoas naquele mercado.
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O grupo Vista Alegre Atlantis (VAA) vai abrir a primeira loja na Índia no próximo ano, em Deli, disse o diretor de marketing, Nuno Barra, à Lusa, estando a empresa a recrutar pessoas naquele mercado.
"Na Índia fizemos uma parceria este ano com um grupo indiano para explorar o mercado", afirmou o responsável, salientando que tal resultou numa empresa conjunta, com o objetivo de abrir lojas naquele mercado.
"Queremos abrir a primeira loja em Deli em 2017 e depois expandir", acrescentou o diretor de marketing, acrescentando que o grupo está agora à procura da primeira loja e está a "recrutar pessoas para fazer a gestão do negócio" localmente. Sobre o investimento, Nuno Barra não avançou números.
Relativamente à China, mercado onde a Vista Alegre Atlantis tem um corner [uma área dedicada aos produtos da marca] no centro comercial Lufthansa em Pequim, o diretor de marketing disse que "é um mercado difícil" e "não é o parceiro certo". Por isso, a parceria "tem de ser revista, claramente", acrescentou.
Os principais mercados externos da VAA são Espanha, que ocupa o primeiro lugar, representando cerca de 12% da facturação do grupo, seguida da França, Alemanha, Itália, Brasil e Estados Unidos.
No entanto, a Vista Alegre Atlantis aposta em mercados como a Colômbia e México, com "grande potencial de crescimento". "Em Janeiro colocámos country managers [responsáveis pelo negócio num determinado país] na Colômbia e México", explicou. "O México tem um potencial de crescimento grande, daí a aposta para o ano com uma marca de luxo mexicana", disse, salientando que a na Colômbia a marca "tem crescido, mas a um ritmo mais lento" do que o esperado. "São dois mercados importantíssimos com potencial enorme", reiterou o diretor de marketing.
A Polónia é também um mercado prioritário para a VAA, a par da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Relativamente ao facto de Donald Trump ter vencido as eleições presidenciais norte-americanas, Nuno Barra disse não estar preocupado com as ameaças de um eventual isolacionismo do país. "Há medidas que foram anunciadas que Trump terão de adaptar à realidade", considerou.
Sobre o que espera para o próximo ano, o diretor de marketing disse que as expectativas são de "manter o crescimento e equilibrar as contas o mais rapidamente possível", já que o resultado líquido do grupo tem melhorado, mas ainda continua em terreno negativo.
Até Setembro, a Vista Alegre Atlantis registou um prejuízo de 1,5 milhões de euros, uma melhoria face aos 4,6 milhões de euros negativos em igual período do ano passado.
Entre Janeiro e Setembro, o volume de negócios subiu 6% para 53,3 milhões de euros, tendo o mercado externo contribuído com 67% deste valor, já que "o reforço das equipas comerciais e a presença nas principais feiras mundiais do setor reforçaram a notoriedade", segundo a empresa.