Visita de reis de Espanha condiciona trânsito no centro do Porto

Funcionários da Câmara do Porto têm tolerância do Porto durante a manhã

Foto
Na segunda-feira vai ser ainda mais difícil circular no centro do Porto PAULO PIMENTA

A visita dos reis de Espanha vai levar a uma série de condicionamentos de trânsito no centro do Porto na manhã de segunda-feira, como o corte de circulação na Avenida dos Aliados.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A visita dos reis de Espanha vai levar a uma série de condicionamentos de trânsito no centro do Porto na manhã de segunda-feira, como o corte de circulação na Avenida dos Aliados.

A câmara e a PSP avisaram, esta sexta-feira, que o trânsito na Avenida dos Aliados vai estar cortado entre as 8h30 e as 13h de segunda-feira, com limitações à circulação em vias que conduzam àquele local como as ruas de Camões, dos Clérigos ou a praça dos Poveiros, em direcção à Rua de Passos Manuel.

Também a Metro do Porto anunciou que "por motivos de segurança relacionados com a visita dos reis de Espanha ao Porto, a estação dos Aliados da linha amarela estará encerrada e sem serviço comercial na manhã de segunda-feira, (...), entre as 9h e as 12h", recomendando como alternativas as estações da Trindade ou S. Bento.

Também não deverá estranhar se, nesse dia, vir uma presença policial muito mais forte do que o habitual, no centro do Porto, já que, segundo a PSP informou em comunicado: "Para esta visita de Estado, a PSP vai reforçar o policiamento, especialmente nas zonas onde decorrerão os eventos, mas também em toda a área relevante sem prejuízo da segurança geral. Nisso empenhará, como polícia integral, elementos policiais de diferentes valências das quais se destacam, carros patrulha, pelotões operacionais, equipas de intervenção e fiscalização policial, equipas da Divisão de Trânsito, equipas de Prevenção e Reacção Imediata, Divisão de Investigação Criminal e Unidade Especial de Polícia, de forma a garantir as condições especiais e gerais de segurança na sua área de responsabilidade."

Já a câmara liderada por Rui Moreira, também em comunicado, especificou que os condicionamentos de trânsito irão fazer-se sentir, no mesmo dia, entre as 8h e as 14h na Rua de Camões com a Rua de Gonçalo Cristóvão; na Rua do Almada com a de Alferes Malheiro; na Rua do Dr. Ricardo Jorge com a do Clube dos Fenianos; no Campo dos Mártires da Pátria com a Rua dos Clérigos e na Rua dos Clérigos com a Rua das Carmelitas.

A isto somam-se constrangimentos na Rua das Fontainhas, que vai "obrigar a virar à direita na Rua Rodrigues de Freitas"; na Avenida de Rodrigues de Freitas com a Rua de D. João IV; Rua de Augusto Rosa com a do General Sousa Dias; Praça dos Poveiros com a Rua de Passos Manuel (ou Rua de Passos Manuel com a de Santa Catarina, com pilarete aberto); e Praça D. João I com a Rua de Sá da Bandeira.

De acordo com a Câmara, vai ser permitida "a passagem de veículos da Avenida Rodrigues de Freitas e Rua das Fontainhas em direcção à Rua de Alexandre Herculano e Praça da Batalha".

Por causa da visita dos reis de Espanha, os funcionários da Câmara do Porto vão ter tolerância de ponto, entre as 8h e as 13h30 de segunda-feira, uma vez que o acesso aos Paços do Concelho só será permitido de forma muito condicionada.