Reddit admite ter editado críticas de utilizadores pró-Trump

Os apoiantes do Presidente eleito dos EUA acusaram o presidente executivo da empresa de "censura", depois de Steve Huffman ter apagado um tópico de discussão que difamava Hillary Clinton.

Foto
O tópico de discussão PizzaGate, que espalhava rumores sobre Clinton, foi entretanto apagado Reuters/ROBERT GALBRAITH

O presidente executivo e co-fundador do site Reddit, Steve Huffman, confessou ter editado comentários negativos que o visavam e que tinham sido publicados por apoiantes de Donald Trump. As alterações foram feitas depois de o tópico de discussão sobre o “caso” PizzaGate, criado na comunidade Reddit, ter sido encerrado e depois apagado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O presidente executivo e co-fundador do site Reddit, Steve Huffman, confessou ter editado comentários negativos que o visavam e que tinham sido publicados por apoiantes de Donald Trump. As alterações foram feitas depois de o tópico de discussão sobre o “caso” PizzaGate, criado na comunidade Reddit, ter sido encerrado e depois apagado.

Sem o assumir, Huffman alterou todos os comentários negativos dirigidos ao utilizador “spez” (ou seja, ele próprio) de modo a parecer que as críticas eram dirigidas aos moderadores do grupo de apoiantes de Donald Trump no Reddit. Segundo Huffman, foi uma reacção a todos os insultos que se acumulavam nesse tópico de discussão. “Sim. Mexi nos comentários de fuck u spez, substituindo 'spez' pelos nomes dos moderadores de r/the_donald durante uma hora”, escreveu Huffman no site, numa resposta a um utilizador que o denunciava.

“Como presidente executivo, não devia fazer jogos destes, mas já está tudo resolvido agora”, disse Huffman. “Foi uma semana complicada a tentar resolver os assuntos do [tópico] r/pizzagate”.

O tópico de discussão PizzaGate, entretanto encerrado e bloqueado por violar os termos e condições da comunidade, começou com o boato de que Hillary Clinton e o seu director de campanha, John Podesta, estariam envolvidos numa rede de tráfico e abuso sexual de crianças. Os crimes estariam a ser cometidos numa pizzaria no centro de Washington D.C., a Comet Ping Pong.

Os artigos falsos começaram rapidamente a circular em várias redes sociais, como o Facebook, e sites como o The Vigilant Citizen, afirma o Mashable. O New York Times publica um artigo a desmentir o boato, depois de o dono do Comet Ping Pong e os seus empregados terem recebido mensagens abusivas e ameaças de morte.

A decisão de remover o tópico de discussão do site foi motivada pelo comportamento dos utilizadores, que começaram a partilhar informações pessoais dos envolvidos neste boato, escreve o The Verge. No entanto, alguns utilizadores pró-Trump viram essa exclusão como censura. Sobre isso, Huffman referiu que, mesmo que tente “manter uma boa relação” com os utilizadores, “começa a ficar chato ser chamado pedófilo constantemente”.

O site Reddit foi criado em 2005 por Steve Huffman e Alexis Ohanian. O objectivo é a partilha e discussão de informação, vídeos e conteúdo online. Os internautas podem reunir-se em grupos, segundo interesses que tenham em comum, como ciência, política, modificações corporais ou animais de estimação. Os tópicos e os comentários são filtrados por uma equipa de moderadores. Não é necessário fornecer um e-mail durante a inscrição e a mesma pessoa pode ter tantos nomes de utilizador quantos quiser. 

Já não é a primeira vez que o presidente executivo da empresa é atacado pelos utilizadores. A ex-presidente executiva do Reddit, Ellen Pao, enfrentou uma situação semelhante quando fechou o tema de discussão r/FatPeopleHate (que incitava o ódio a “gordos”).