Fnac envia mensagem errada e encaminha 60 mil clientes para a concorrência
Campanha da cadeia de lojas para a Black Friday continha, por engano, link para a Worten.
Os clientes da Fnac receberam nesta quarta-feira uma mensagem promocional da cadeia de lojas a propósito da Black Friday. Até aqui nada de novo. No entanto, a hiperligação incluída nessa mensagem reencaminhava os utilizadores para um site da concorrência, o da Worten. O lapso foi relatado nas redes sociais por quem recebeu o SMS.
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Os clientes da Fnac receberam nesta quarta-feira uma mensagem promocional da cadeia de lojas a propósito da Black Friday. Até aqui nada de novo. No entanto, a hiperligação incluída nessa mensagem reencaminhava os utilizadores para um site da concorrência, o da Worten. O lapso foi relatado nas redes sociais por quem recebeu o SMS.
O “convite exclusivo de acesso antecipado aos descontos do Black Friday” foi enviado para cerca de 60 mil aderentes, pelas 17h30 desta quarta-feira. Fonte oficial da Fnac, reconhece que o URL enviado estava errado, mas diz ao PÚBLICO que “o link enviado pela Fnac redireccionava para uma página da Internet inexistente” e que este “foi rapidamente registado e redireccionado para a homepage de um concorrente da Fnac”.
O encurtador que a Fnac utilizou para reduzir o URL enviado (ou seja, a morada da página) foi o Bit.ly, que é um serviço gratuito e não exige qualquer registo.
O episódio foi encarado com “humor” dentro da Fnac, segundo fonte oficial. O erro foi corrigido através do “reenvio do SMS contendo o link correcto ao mesmo universo de clientes da Fnac”.
Nas poucas horas que passaram entre um envio e outro, o site da Worten – que não tem promoções associadas ao conceito Black Friday – registou "algum acréscimo no tráfego/visitantes", disse ao PÚBLICO fonte da empresa, sem todavia indicar números específicos.
Texto editado por Hugo Torres