Reino Unido ratifica o acordo de Paris

Entre os grandes países poluidores só a Rússia ainda não assinou o acordo climático global.

Foto
A COP22 termina nesta sexta-feira em Marraquexe AFP

O Reino Unido ratificou nesta quinta-feira o histórico acordo climático de Paris, assinado em Dezembro de 2015 e que entrou em vigor no passado dia quatro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Reino Unido ratificou nesta quinta-feira o histórico acordo climático de Paris, assinado em Dezembro de 2015 e que entrou em vigor no passado dia quatro.

O país torna-se assim 105.º a ratificar o acordo global alcançado em França por 197 signatários. Entre os grandes poluidores só a Rússia ainda não ratificou o acordo.

"O Reino Unido ratifica o histórico Acordo de Paris para que possa ajudar a acelerar a acção global em matéria de alterações climáticas, garantindo os nossos compromissos de criar um futuro melhor para todos nós”, afirmou Nick Hurd, ministro de Estado e da Indústria, à margem da  22.ª Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas (COP22), que está a decorrer na cidade marroquina de Marraquexe.

Um dos principais compromissos que os países assumiram em Paris visa limitar a subida da temperatura "bem abaixo dos 2 graus Celsius" relativos à era pré-industrial e a "continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus Celsius". A COP22, que termina nesta sexta-feira, visa criar condições de passar do papel para o terreno o acordo assinado em França.