A palavra do ano para os dicionários Oxford é "pós-verdade"

A utilização do termo vencedor deste ano registou um aumento de 2000% com o "Brexit" e com a eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA.

Foto
Reuters/Mike Segar

Na já tradicional eleição da palavra internacional do ano por parte da Oxford Dictionaries, a grande vencedora deste ano foi “pós-verdade”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na já tradicional eleição da palavra internacional do ano por parte da Oxford Dictionaries, a grande vencedora deste ano foi “pós-verdade”.

No ano em que se assistiu ao “Brexit” e à eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA, os editores do dicionário definem a palavra vencedora como um adjectivo “relativo ou denotando circunstâncias em que factos objectivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e crença pessoal”, cita o britânico Guardian.

Segundo a Oxford Dictionaries, a utilização do termo “pós-verdade” aumentou em cerca de 2000% em comparação com o ano passado, tendo sido o “Brexit” e a eleição de Trump os factores que despoletaram tal subida.

Em 2015 o dicionário de Oxford escolheu como palavra do ano o “emoji”.