SNL Valor declarada insolvente

Foto
Clientes do BPN fizeram greve de fome, em 2010, em protesto pela falta de reembolsos de papel comercial PAULO PIMENTA

A SLN Valor, maior accionista da ex-Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que era a dona do Banco Português de Negócios (BPN) até à sua nacionalização em 2008, foi declarada insolvente.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A SLN Valor, maior accionista da ex-Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que era a dona do Banco Português de Negócios (BPN) até à sua nacionalização em 2008, foi declarada insolvente.

De acordo com editais publicados na página oficial do Citius, a declaração de insolvência da SLN Valor foi proferida na quinta-feira e publicada hoje, sendo que o prazo para a reclamação de créditos foi fixado em 30 dias e que o administrador de insolvência é Francisco José Areias Duarte.

Em Maio, a SLN Valor entrou em administração judicial no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER). O anúncio foi publicado na 1.ª Secção do Comércio da Unidade Central da Comarca de Lisboa, indicando que o administrador judicial provisório nomeado era o agora administrador de insolvência.

Na altura, no âmbito do pedido de entrada em PER foi identificada uma dívida global de 509 milhões de euros, 92,6% da qual perante a Parvalorem, a 'holding' estatal que ficou com activos 'tóxicos' do BPN. Mais recentemente, em Outubro, "não foi alcançado acordo" entre as partes para o PER, abrindo lugar à declaração de insolvência.

A antiga SLN (que agora se chama Galilei) também avançou para um PER mas, no final de Janeiro, o veículo estatal Parvalorem chumbou-o, empurrando-a também para a insolvência.