André Villas-Boas na China com contrato milionário

Ex-treinador do FC Porto substitui Eriksson no Shanghai SIPG.

Fotogaleria

O clube de futebol chinês Shanghai SIPG anunciou nesta sexta-feira a contratação do português André Villas-Boas, ex-treinador do FC Porto, para técnico principal.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O clube de futebol chinês Shanghai SIPG anunciou nesta sexta-feira a contratação do português André Villas-Boas, ex-treinador do FC Porto, para técnico principal.

Villas-Boas "poderá enriquecer a qualidade táctica da equipa", motivar os jogadores e conduzir "o clube a voos mais altos", anunciou o conjunto de Xangai, a maior metrópole da China, em comunicado.

Como é habitual nestes anúncios, o clube não revelou o salário do treinador, mas o Jornal de Notícias avança que o técnico português receberá 12 milhões de euros por ano, o que fará dele um dos treinadores mais bem pagos do mundo. 

Segundo ranking do Finance Football, o treinador mais bem pago do mundo é Pep Guardiola (18 milhões anuais), seguido de Carlo Ancellotti (15 milhões) e José Mourinho (14,5 milhões). Villas-Boas passará a ser o quarto mais bem pago, à frente de Arsène Wenger (10,5 milhões).

No conjunto chinês, André Villas-Boas vai reencontrar o antigo avançado do FC Porto Hulk, contratado este Verão ao clube russo Zenit, por 55 milhões de euros.

André Villas-Boas, 39 anos, foi treinador do FC Porto na época 2010/2011, tendo conquistado a Liga Europa, Campeonato Nacional e Taça de Portugal, numa temporada em que os portistas somaram 49 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

O técnico português treinou também as equipas inglesas Chelsea e Tottenham e os russos do Zenit.

André Villas-Boas vai suceder ao sueco Sven-Goran Eriksson, antigo treinador do Benfica, nos comandos do clube de futebol chinês.