Web Summit: autocarros até às 5h e metro com reforço “ajustado aos padrões de mobilidade”
O metro estará a circular toda a noite com seis carruagens, à excepção da linha verde. Passe especial para congressistas disponível para venda no aeroporto e na FIL.
Durante a próxima semana, haverá carreiras nocturnas na Carris e mais carruagens no metro. O reforço pretende dar resposta à afluência de 50 mil pessoas esperadas de 7 a 10 de Novembro na Web Summit, anunciou esta quinta-feira Tiago Farias, presidente da Transportes de Lisboa, em conferência de imprensa.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Durante a próxima semana, haverá carreiras nocturnas na Carris e mais carruagens no metro. O reforço pretende dar resposta à afluência de 50 mil pessoas esperadas de 7 a 10 de Novembro na Web Summit, anunciou esta quinta-feira Tiago Farias, presidente da Transportes de Lisboa, em conferência de imprensa.
As carreiras 736 e 728 da Carris vão funcionar, após o último autocarro habitual, até às 5h. As carreiras vão partir de 15 em 15 minutos do Cais do Sodré para o Campo Grande (736) e do Oriente para o Cais do Sodré (728).
Este novo horário começa às 00h10, no caso do 736, e às 23h30, no caso do 728.
O reforço concentra-se, deste modo, nas carreiras que ligam o Parque das Nações, onde se realiza o evento, e o Cais do Sodré – uma das principais plataformas intermodais da cidade e onde decorrem algumas das actividades nocturnas promovidas pela organização da Web Summit.
O metro estará a circular toda a noite com seis carruagens, garantiu esta quinta-feira Tiago Farias aos jornalistas. Exceptua-se a linha verde, que se mantem com três carruagens, por não haver condições para a circulação de seis carruagens dado o comprimento insuficiente do cais da estação de Arroios.
Quanto ao tempo de espera, a Transportes de Lisboa quer ajustar a frequência “aos padrões de mobilidade” que forem identificados ao longo da semana. Para já não está, por isso, prevista uma diminuição do tempo de espera entre os veículos.
O reforço no serviço vai incidir também na compra de bilhetes. A partir de sábado estará disponível o passe especial para congressistas da Web Summit, válido para viajar no Metro, Carris e CP: "Este passe permite a utilização ilimitada destes serviços (metro, autocarros, elétricos, elevadores e comboios, dentro da cidade de Lisboa, e nas linhas de Sintra e Cascais)", acrescentou Tiago Farias. Válido de 5 a 13 de Novembro, o passe custa 25 euros e pode ser adquirido no Aeroporto Humberto Delgado e na FIL, onde se encontra um dos palcos do congresso.
Nas máquinas de venda automática do Metro não haverá problemas com o pagamento com cartões internacionais, garantiu o presidente da Transportes de Lisboa. Para além destes passes especiais, Tiago Farias voltou a garantir que haverá cartões Viva Viagem nas máquinas "das principais estações". A empresa vai ainda disponibilizar um programa de comunicação para informar os novos utilizadores sobre o uso da rede de transportes públicos da cidade.
Metro em Campo de Ourique continua em estudo
O presidente da empresa que gere o metro de Lisboa relembrou, esta quinta-feira, que continua em cima da mesa a possibilidade de ampliar a linha vermelha até Campo de Ourique. Depois do fecho do percurso Rato - Cais do Sodré, através da construção das estações de Santos e Estrela, Tiago Farias defende que o "segundo caminho" pode passar pela ampliação da linha a partir de São Sebastião.
O gestor acrescentou que esta visão vai de encontro à "visão estratégica defendida pelo Ministro e o Secretário de Estado do Ambiente".