Deco processa Volkswagen por atrasos nas reparações
A associação de defesa dos consumidores portugueses diz ainda que os testes aos carros reparados comprovam que as emissões acima dos valores permitidos não só não são corrigidas como são agravadas.
A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (Deco) entregou uma acção judicial no Tribunal de Lisboa devido à lentidão das reparações do grupo Volkswagen depois do escândalo com a fraude das emissões poluentes da marca. A notícia é avançada pelo jornal i, que lembra que dos cerca de 11 milhões de carros afectados pelo software fraudulento foram detectados 123 mil carros em Portugal.
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A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (Deco) entregou uma acção judicial no Tribunal de Lisboa devido à lentidão das reparações do grupo Volkswagen depois do escândalo com a fraude das emissões poluentes da marca. A notícia é avançada pelo jornal i, que lembra que dos cerca de 11 milhões de carros afectados pelo software fraudulento foram detectados 123 mil carros em Portugal.
O processo é interposto contra a Volkswagen alemã, a SIVA (importadora do grupo em Portugal, excepto a Seat), a Seat e a Volkswagen espanhola, revela a Deco ao jornal. Antes de interpor o processo, a associação questionou o Ministério do Ambiente e do Ministério da Economia “por causa das investigações ao excesso de emissões da fraude, da eficácia do grupo de trabalho, cuja integração nos foi negada, e o estado de realização das tarefas anunciadas no relatório preliminar”, acrescentando que “se esgotou o tempo de espera razoável de espera dos consumidores portugueses”.
De acordo com as contas da Deco, um ano depois de o caso das fraudes se tornar público, ainda existem cerca de 50 mil veículos à espera de uma intervenção para corrigir o problema. Um cenário que contradiz as declarações que têm vindo a ser feitas pela importadora que, por várias vezes, garantiu que Portugal estava entre os países mais rápidos da Europa a reparar os carros afectados.
A Deco condena ainda as diferenças no tratamento a clientes europeus e americanos. Nos EUA, a marca prepara-se para pagar cerca de 12 mil milhões de euros em compensações, dos quais 9 mil milhões de euros são para a indeminização directa dos proprietários afectados.
“Nos EUA as autoridades locais não aceitaram o mero pedido de desculpas dos responsáveis da marca alemã e levaram a cabo investigações que podem resultar em multas elevadas. A Volkswagen decidiu indemnizar os consumidores enganados nos EUA. Na Europa, a Volkswagen continua a negar o pagamento de qualquer verba”, destaca a Deco, citada pelo jornal i.
Veículos reparados poluem mais?
A associação acrescenta também que um estudo realizado em Itália comprovou que a inutilidade da intervenção das Volkswagen nos carros, concluindo que as viaturas reparadas poluem mais depois da alteração do software.
Em Portugal, a solução apontada pela SIVA foi justamente a reprogramação do software dos motores manipulados ou uma programação e intervenção mecânica, seguindo o exemplo de outros países europeus.