Uma viagem, um livro, um disco
No centro de The Hope Six Demolition Project estão as imagens do fotojornalista irlandês Seamus Murphy.
Entre 2011 e 2014, PJ Harvey viajou para o Afeganistão e para o Kosovo. Depois de, em Let England Shake, utilizar a Grande Guerra como cenário, sentiu que era necessário testemunhar ao vivo as consequências e a realidade da guerra. Foi até lá com o fotojornalista irlandês Seamus Murphy, premiado pelo seu trabalho em cenários de guerra. Murphy tinha participado em Let England Shake assinando um vídeo para cada uma das suas canções. A colaboração estendeu-se a The Hope Six Demolition Project.
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Entre 2011 e 2014, PJ Harvey viajou para o Afeganistão e para o Kosovo. Depois de, em Let England Shake, utilizar a Grande Guerra como cenário, sentiu que era necessário testemunhar ao vivo as consequências e a realidade da guerra. Foi até lá com o fotojornalista irlandês Seamus Murphy, premiado pelo seu trabalho em cenários de guerra. Murphy tinha participado em Let England Shake assinando um vídeo para cada uma das suas canções. A colaboração estendeu-se a The Hope Six Demolition Project.
Harvey e Murphy viajaram por ambos os territórios à procura de cicatrizes de guerra e completaram a digressão em Washington. “Muitas das decisões ali tomadas afectaram o Afeganistão e o Kosovo”, explicou à BBC. “Como compositora, estava a tentar olhar para as semelhanças que pudesse encontrar, mais do que para as diferenças."
Daí resultou, primeiro, o livro de poesia e fotografia The Hollow of the Hand (Bloomsbury, 2015). Depois nasceu a música que ouvimos no álbum que apresentará no Coliseu dos Recreios, reflexo directo daquela experiência.<_o3a_p>