Profissionais de saúde estudam aumento significativo da diabetes em Portugal
O aumento da diabetes tipo 2 nas crianças e nos jovens até aos 20 anos é factor de preocupação.
A diabetes afecta perto de um milhão de portugueses e a pré-diabetes atinge cerca de três milhões, um aumento significativo que vai ser discutido a partir desta quinta-feira por mais de 150 profissionais de saúde em Olhão.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A diabetes afecta perto de um milhão de portugueses e a pré-diabetes atinge cerca de três milhões, um aumento significativo que vai ser discutido a partir desta quinta-feira por mais de 150 profissionais de saúde em Olhão.
Os dados são do Observatório Nacional da Diabetes e vão ser reflectidos durante a 11.ª Reunião Nacional do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Segundo o organizador do evento, Carlos Godinho, a crise económica vivida em Portugal, nos últimos anos, "trouxe um acréscimo da diabetes" porque as pessoas ao terem menos poder de compra optam por alimentos de fraco valor nutricional que favorecem a obesidade.
"A crise ajudou os portugueses a alargarem o cinto. Não a apertar mas sim a alargar o cinto porque engordaram devido a uma má alimentação e esse é um dos factores associados ao aumento da diabetes", disse à Lusa aquele responsável.
O aumento da diabetes tipo 2 nas crianças e nos jovens até aos 20 anos é factor de preocupação que integra os tópicos desta reunião assim como a diabetes gestacional e a educação terapêutica. O conceito de educação terapêutica consiste em dotar o doente de conhecimentos suficientes para que o próprio possa gerir a sua doença.
Carlos Godinho explicou que a educação terapêutica pode ser aplicada aos diabéticos e pode influenciar na história natural da doença e até ajudar a prevenir o aparecimento de complicações. Os profissionais de saúde pretendem que a prevenção da diabetes possa envolver toda a sociedade portuguesa.
"A diabetes é um problema de todos. Da classe médica e dos profissionais de saúde em geral, mas também da população e das autoridades de uma forma geral", observou dando como exemplo as autarquias que podem apostar na criação de espaços ao ar livre onde a população possa praticar exercício físico.
Combater os hábitos sedentários e incentivar bons hábitos alimentares são vitais para a prevenção da diabetes e também na sua gestão após diagnóstico.
A 11.ª Reunião Nacional do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna decorre em Olhão, distrito de Faro, até 22 de Outubro.