As frases mais marcantes de João Bilhim
2 Abril de 2012
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
2 Abril de 2012
“Nunca aceitarei um perfil que seja uma fotografia de alguém que se quer colocar no cargo. Só por cima do meu cadáver”
“Se não tivermos uma administração pública, em meados de 2014, com dirigentes com mérito, eu venho publicamente dizer que a culpa é inteiramente minha” – PÚBLICO.
Julho de 2012
"Estou com 65 anos de idade. Onde é que poderia ser mais importante agora para o país? Acho que aqui, a acabar com a cunha partidária e a privilegiar o mérito” – PÚBLICO.
2 Dezembro de 2013
“Houve provavelmente uma dúzia de casos [em que o perfil definido pelo Governo para os lugares a concurso era feito à medida para um determinado candidato], mas a Cresap corrigiu o perfil, porque o júri concordou que havia essa tentativa. Poderia não ser intencional, mas optámos por corrigir” – PÚBLICO.
10 Fevereiro de 2015
“Os boys antigos não passavam previamente por nenhum crivo. E estes senhores e senhoras nomeados para a Segurança Social têm uma vantagem relativamente às anteriores nomeações: é que pelo menos tiveram um selo de qualidade dado por uma entidade administrativa independente, que está proibida de receber ou pedir orientações ao Governo” – Sic Notícias (sobre polémica de que 14 das 18 nomeações definitivas para as direcções dos Centros Distritais da Segurança Social são de pessoas do PSD ou do CDS/PP).
27 Abril de 2015
"Se o que aconteceu com a Segurança Social, de acordo com a comunicação social, for representativo dos 420 [concursos], isso é alarmante”.
"Todos sabemos que a Segurança Social, por tradição, desde o 25 de Abril, sempre foi um ministério altamente partidarizado, coisa que já não acontece com tanta força nos restantes ministérios. Quero acreditar que isso foi algo mais circunscrito a um ministério que, por tradição, é altamente politizado” – Lusa.
2 Junho de 2016
"Em nenhum momento o legislador atribuiu à Cresap, no seu estatuto, na lei ou no regulamento, competência ou missão para despartidarizar a administração pública" – PÚBLICO (artigo de opinião).
4 Junho de 2016
“O facto de alguns membros do Governo (deste ou do anterior) cometerem erros na designação dos dirigentes não serve de fundamento para defender a extinção da Cresap" – Expresso.