Deco lança campanha para idosos aprenderem a evitar problemas de consumo
Um dos objectivos é evitar que séniores sejam alvo de vendas agressivas, uma situação que levou mais de 1700 consumidores a queixarem-se à associação no primeiro semestre do ano.
A associação de defesa do consumidor Deco lança neste sábado uma campanha dirigida aos idosos que visa capacitá-los para fazerem "escolhas informadas e seguras" e evitarem problemas de consumo, como as "vendas agressivas", que atingem maioritariamente esta população.
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A associação de defesa do consumidor Deco lança neste sábado uma campanha dirigida aos idosos que visa capacitá-los para fazerem "escolhas informadas e seguras" e evitarem problemas de consumo, como as "vendas agressivas", que atingem maioritariamente esta população.
Lançada no dia em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, a campanha 'Sénior +Ativo: consumidor informado/consumidor prevenido' procura "dar mais informação" à população idosa que está a aumentar em Portugal e precisa de "uma especial atenção", disse à agência Lusa a coordenadora do Departamento de Formação e Novas Iniciativas da Deco, Fernanda Santos.
"Consideramos que este grupo precisa de uma especial atenção por parte da Deco e consideramos que a Deco poderia contribuir também para um envelhecimento mais activo, que procura que as pessoas que se encontram nesta idade tenham mais saúde, tenham uma maior participação na sociedade e se sintam seguras", disse Fernanda Santos.
Segundo a responsável, os consumidores séniores procuram cada vez mais informação: "Nós temos uma média de 60 atendimentos por dia e começamos a verificar que uma grande parte dos consumidores que solicita a nossa informação tem uma média de 56 anos".
Um dos objectivos da campanha é evitar que os idosos sejam alvo de vendas agressivas, uma situação que levou mais de 1700 consumidores a queixarem-se à Deco no primeiro semestre do ano.
"O conhecimento que temos da realidade é que as vendas agressivas dirigem-se, muitas vezes", aos mais idosos, porque têm "maior vulnerabilidade, menos informação e sobre os quais é mais fácil exercer coacção que os obriga à compra de produtos ou de serviços que não desejam", disse Fernanda Santos.
Por isso, defendeu, "é muito importante" que esta população tenha "uma melhor informação", para lhes dar "uma maior tranquilidade, uma maior confiança dentro do mercado" e possibilitar-lhes o acesso a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população.
Durante a campanha, que decorre em Outubro e Novembro em todo o país, serão realizados 'workshops' sobre vários temas, desde "práticas enganosas e agressivas -- alerta e prevenção", até dicas sobre bem-estar e alimentação, conselhos e cuidados a ter nas compras e serviços financeiros.
Outro tema que será tratado é o turismo e lazer, disse Fernanda Santos, afirmando que é muito importante os séniores conhecerem os seus direitos e beneficiar das propostas de muitos serviços que lhes são destinados, mas "sem que os seus interesses sejam prejudicados".
Nesse sentido, alertou, para as "muitas excursões" dirigidas especialmente aos idosos, que depois são confrontados com vendas agressivas. "É importante viajar, mas viajar com direitos", rematou.