Fotojornalista Mário Cruz lança livro sobre crianças escravizadas
"Talibes - Modern Day Slaves" chega às livrarias portuguesas a 1 de Outubro e a apresentação vai contar com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Mário Cruz venceu vários prémios com este projecto fotográfico sobre crianças escravizadas no Senegal e na Guiné-Bissau
O livro "Talibes - Modern Day Slaves" ("Talibés - Escravos dos Tempos Modernos"), do premiado fotojornalista Mário Cruz, sobre crianças escravizadas, vai ser lançado em Lisboa a 1 de Outubro, no Fórum da FNAC Chiado, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com apresentação do jornalista Fernando Alves.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O livro "Talibes - Modern Day Slaves" ("Talibés - Escravos dos Tempos Modernos"), do premiado fotojornalista Mário Cruz, sobre crianças escravizadas, vai ser lançado em Lisboa a 1 de Outubro, no Fórum da FNAC Chiado, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com apresentação do jornalista Fernando Alves.
A obra compila, na íntegra, o trabalho do fotojornalista Mário Cruz, galardoado pelo World Press Photo 2015, na categoria Assuntos Contemporâneos, e que venceu também o prémio Picture of the Year International 2016 e o Prémio Estação Imagem. "Talibes - Modern Day Slaves", editado pela FotoEvidence, documenta e faz um alerta mundial sobre as falsas escolas corânicas no Senegal, onde mais de 50.000 crianças são escravizadas, torturadas e abusadas. Muitas delas, revela a reportagem do jornalista de 28 anos, são traficadas a partir de países limítrofes ao Senegal, como é o caso da Guiné-Bissau.
Mário Cruz, fotojornalista da agência Lusa, tomou conhecimento das falsas escolas corânicas em 2009, durante uma reportagem na Guiné-Bissau, onde ouviu casos de crianças que estavam a ser levadas para o Senegal para serem escravizadas por líderes religiosos. Fez uma pesquisa durante seis meses e tirou uma licença sem vencimento para, durante cerca de dois meses, investigar o que estava a acontecer a estas crianças, no Senegal e na Guiné-Bissau.
Em Maio deste ano, Mário Cruz lançou uma campanha internacional de "crowdfunding", na sequência do desafio que lhe foi lançado pela FotoEvidence, organização internacional que premeia e cria publicações de reportagens sobre injustiças sociais e violações dos direitos humanos. O trabalho das crianças talibés tem sido divulgado em várias publicações mundiais, nomeadamente na revista "Newsweek", que publicou 20 das 70 fotografias desta foto-reportagem.
A exposição está em itinerância por toda a Guiné Bissau, com apoio de entidades locais e organizações não-governamentais, e a denúncia do trabalho de Mário Cruz já levou ao resgate de várias crianças talibés de uma vida de escravatura.
"Talibes - Modern Day Slaves", em edição quadrilingue (português, inglês, francês e árabe), vai estar disponível em exclusivo nas 23 lojas da FNAC no país. Mário Cruz integra também, este ano, o júri do prémio Novos Talentos FNAC Fotografia, cujas candidaturas estão abertas até 31 de Outubro.