Num ano de mudanças na Educação, Costa voltou ao liceu onde estudou
Primeiro-ministro garante prioridade à Educação no próximo Orçamento do Estado.
O primeiro-ministro, António Costa, voltou nesta quarta-feira ao liceu onde estudou nos anos de 1970 para destacar o “grande sucesso” da abertura de mais um ano lectivo num ano de mudanças no sector da Educação.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O primeiro-ministro, António Costa, voltou nesta quarta-feira ao liceu onde estudou nos anos de 1970 para destacar o “grande sucesso” da abertura de mais um ano lectivo num ano de mudanças no sector da Educação.
Na visita à agora Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa, Costa fez-se acompanhar pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, defendendo que a aposta fundamental no sector está na “igualdade de oportunidades e no trabalho para o sucesso escolar”. O primeiro-ministro destacou também as várias mudanças em curso na Educação, frisando que é a primeira vez que todos os alunos do primeiro ano lectivo têm acesso a manuais escolares gratuitos e o facto de existirem mais apoios para os estudantes e um novo método de avaliação, cuja função “não é excluir” através de exames nacionais nos primeiros ciclos de ensino “mas sim, pelo contrário, permitir aferir o conhecimento”, dando a oportunidade às escolas de trabalharem junto das crianças para que possam ter mais sucesso.
Costa também não se furtou a responder ao que será o próximo orçamento para a Educação, afirmando que “reflectirá de várias maneiras a prioridade” que o Governo dá ao sector, designadamente ao nível do apoio às famílias.
Também o ministro da Educação insistiu na “normalidade” com que tem decorrido a abertura do ano lectivo e garantiu que "todas as crianças que se encontravam em escolas com contrato de associação […] tiveram uma resposta eficaz” e estão colocadas no sistema público de ensino. A este propósito, Tiago Brandão Rodrigues elogiou o papel dos directores de escolas e agrupamentos escolares, que “souberam receber esses jovens e crianças que agora estão completamente integrados no sistema público" de ensino.
Sobre o liceu que frequentou há quatro décadas, António Costa percorreu os corredores, entrou em salas de aula e em espaços que ainda hoje reconhece, afirmando que o “essencial” do Passos Manuel ainda se mantém e está “muito preservado”. E aproveitou para “desejar a todos os professores, alunos e famílias um bom ano escolar”.