Barcelona e Bayern com apetite devorador

Barcelona (7-0) e Bayern Munique (5-0) puxaram dos galões e protagonizaram as goleadas da noite, com Messi a assinar o primeiro hat-trick desta edição.

Foto
Albert Gea/Reuters

Estão de volta as emoções fortes de Champions, com a primeira ronda de oito jogos a ficar incompleta por culpa da chuva, que obrigou a adiar o Manchester City- Moenchengladbach, do Grupo C.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Estão de volta as emoções fortes de Champions, com a primeira ronda de oito jogos a ficar incompleta por culpa da chuva, que obrigou a adiar o Manchester City- Moenchengladbach, do Grupo C.

A outra equipa inglesa em competição teve melhor sorte com o clima de Paris, mas Cavani encarregou-se de tornar a viagem do Arsenal o mais desagradável possível, colocando o Paris Saint-Germain em vantagem com um tempo-canhão, logo no primeiro minuto.

Valeu Alexis Sánchez aos “gunners”, a pouco mais de 10 minutos do final, a evitar a derrota que começava a desenhar-se neste Grupo A, onde o Basileia acabou por ser surpreendido pelos búlgaros do Ludogorets, mesmo ao cair do pano da primeiro parte. Jonathan Cafu marcou o golo que rendeu apenas um ponto, pois os helvéticos responderam por Steffen, mesmo na recta final.

Quase tão rápido como o uruguaio do PSG, o astro argentino Lionel Messi desbravou o caminho do Barcelona, simplificando com um bis aos 3’ e aos 27’ o outro encontro do Grupo C, que acabou com um esmagador 7-0.

Os catalães vinham de uma derrota humilhante na Liga espanhola e defrontavam um Celtic moralizado com a goleada no clássico escocês, conforto emocional que de pouco valeu, até porque Dembélé permitiu que Ter Stegen emendasse a mão e defendesse o penálti que igualaria (1-1) a partida apenas três minutos antes de Messi fazer o 2-0.

Neymar e Iniesta conferiram a primeira nota de goleada em noite de hat-trick de Messi, que aproveitou o desnorte do Celtic para colocar a marca nos 5-0, deixando ao cargo de Suárez o fecho das contas com dois golos (7-0).

No Grupo B, com uma cadência de dez minutos, o internacional polaco Milik operava, paulatinamente, a reviravolta em Kiev. O Dínamo saiu na frente, com um golo de Garmash (26’), mas o avançado do Nápoles reagiu aos 36’ e já em cima do intervalo (45+2’) com os golos que deixaram os italianos na liderança, beneficiando do empate (1-1) da Luz, que o Besiktas arrancou, numa “traição” de Talisca, no último sopro do encontro.

Em Munique, também no período de compensação da primeira parte, o Bayern (com Renato Sanches a estrear-se aos 71') resolveu a questão frente ao Rostov (Grupo D), com Müller a concluir assistência de Alaba. Lewandowski fizera, já o primeiro da noite, ainda antes da primeira meia hora de jogo, de penálti.

O internacional alemão Kimmich sentenciou o encontro com um bis (53’ e 60’) e Bernat (90') confirmou o apetite devorador (5-0), deixando os germânicos na liderança do grupo… onde, em Eindhoven, o Atlético de Madrid saía na frente, com Saúl Níguez a assinar o golo que dava a vantagem aos “colchoneros” um par de minutos antes do intervalo, resultado que não sofreu alterações até final.

O PSV desperdiçou, dois minutos depois dos 45’, um penálti que Oblak negou a Guardado.