Agosto foi o mais quente desde 1931
O mês passado foi o Agosto mais quente em 86 anos. Temperatura média ficou acima dos 32 graus.
O mês Agosto deste ano foi o mais quente de todos os meses homólogos desde 1931, segundo revelou nesta sexta-feira o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O mês Agosto deste ano foi o mais quente de todos os meses homólogos desde 1931, segundo revelou nesta sexta-feira o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
Classificado como “extremamente quente e seco”, o mês passado igualou o Agosto de 2003 – alcançando ambos as temperaturas máximas mais altas desde que são feitas a medições. A temperatura média foi de quase 33 graus.
O IPMA revela ainda que os meses de Verão de 2016 (Junho, Julho e Agosto) foram extremamente quentes e secos em Portugal continental, com “valores da temperatura média do ar muito superiores ao valor normal e valores da quantidade de precipitação muito inferiores”.
Nestes meses, o valor médio da temperatura máxima do ar foi também o valor mais alto desde 1931 – 30,6° (ou seja, 2,9° acima do valor médio).
Desde 1931, revela ainda o IPMA, seis dos dez Verões mais quentes ocorreram depois do ano 2000, sendo o Verão de 2005 o mais quente em 86 anos.
Ainda segundo o IPMA, a temperatura vai voltar a subir nos póximos dias, podendo ultrapassar os 40 graus em vários pontos do país.