Cartoon no Charlie Hebdo está a indignar italianos

Jornal satírico francês compara mortos e feridos do recente terramoto a pratos típicos italianos.

Foto

Um cartoon publicado na última edição do jornal satírico francês Charlie Hebdo está a indignar os italianos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um cartoon publicado na última edição do jornal satírico francês Charlie Hebdo está a indignar os italianos.

O desenho publicado na última página do semanário, que sofreu um atentado terrorista em 2015, intitula-se “Terramoto à Italiana” e compara as vítimas do sismo a pratos típicos de Itália.

Uma imagem de um homem ferido e ensanguentado é acompanhada da legenda “penne [massa] com molho de tomate; uma outra de uma mulher igualmente ferida e com queimaduras é apelidada de “penne gratinado” e uma terceira que revela cadáveres sobre os escombros tem como legenda "lasanha".

“Como é possível fazer humor com os mortos”, já se questionou o presidente da câmara de Amatrice, Sergio Pirozzi, uma das localidades mais atingidas pelo sismo.

O cartoon é assinado por Félix e está a indignar os italianos. que se estão a manifestar nas redes sociais usando a hashtag #IononsonoCharlie (Eu Não sou Charlie).