Arouca ambicioso com “probabilidades mínimas”

Lito Vidigal espera um embate complicado diante do campeão grego, mas quer garantir um bom resultado antes da viagem à Grécia.

Foto
Lito Vidigal Fernando Veludo/nFACTOS

O Arouca recebe esta quinta-feira o Olympiacos, no jogo da primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa. Lito Vidigal espera um confronto complicado, mas quer demonstrar que o clube pode fazer história, em busca de uma inédita presença em competições europeias.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Arouca recebe esta quinta-feira o Olympiacos, no jogo da primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa. Lito Vidigal espera um confronto complicado, mas quer demonstrar que o clube pode fazer história, em busca de uma inédita presença em competições europeias.

"O mais importante é estarmos focados na nossa forma de estar, na nossa identidade e filosofia de jogo. É um adversário de Champions. É um jogo difícil em que as nossas probabilidades de vencer são mínimas, pois trata-se de um adversário muito forte, e que nas últimas 17 edições do campeonato terá ganho por 15 vezes. Temos algumas possibilidades para fazer algo muito grande, que a maior parte de nós não acreditaria ser possível", vincou o treinador.

O Estádio Municipal de Arouca vai ser palco de um confronto entre portugueses, já que Paulo Bento foi anunciado como o novo técnico do conjunto helénico. Lito Vidigal defendeu que o pouco tempo de trabalho do técnico poderá ser prejudicial à sua equipa.

"Não sei se vai mudar muita coisa e isso dificulta-nos um pouco até porque pode fazer algumas alterações, como pode não as fazer. É natural que não as faça porque está há uma semana a trabalhar. Temos de estar alerta, atentos, com alguma desconfiança porque não sabemos o que vai acontecer", avisou.

O Arouca vai defrontar o campeão helénico após ter eliminado o Heracles Almelo por 1-1 (marcou no terreno do adversário).

O Olympiacos chegou ao play-off da Liga Europa após cair na terceira pré-eliminatória da Champions ante o Hapoel Be’er Sheva.

Paulo Bento reconhece que a qualificação é um dos objectivos do clube para esta temporada, e realçou que o conjunto português não deve ser subestimado pelo que tem feito nas últimas temporadas.

"O Arouca é um clube que cresceu muito nos últimos anos em termos desportivos. Acabou por chegar à primeira divisão há uns anos. Tem agora a possibilidade de jogar uma fase de grupos da Liga Europa. É um clube que nos merece todo o respeito, temos de jogar com toda a nossa qualidade e humildade para chegar a um bom resultado".

Com apenas uma semana de trabalho, o treinador português vincou que ainda não transmitiu todas as suas ideias aos jogadores.

"Temos praticamente uma semana de treinos, ainda não dá para tirar grandes conclusões. Tentámos observar o nosso grupo de trabalho e tirar as melhores decisões possíveis sobre o que fazer no jogo, de estudar o nosso adversário também, e escolher a melhor estratégia para este primeiro jogo desta eliminatória, de um objectivo importante. Mas ainda é cedo para tirarmos conclusões", concluiu.

O embate entre o Arouca e o Olympiacos está marcado para esta esta quinta-feira no Estádio Municipal de Arouca às 20h (Sportv1).