Paulo Fonseca muito perto da Liga Europa
O Shakhtar Donetsk venceu por 2-1 em casa do Basaksehir.
O Shakhtar Donetsk deu esta quinta-feira um passo importante rumo à fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Basaksehir por 2-1, em Istambul. O Fenerbahçe bateu o Grasshopers por 3-0 e o Anderlecht é outra das equipas com caminho aberto para a fase de grupos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Shakhtar Donetsk deu esta quinta-feira um passo importante rumo à fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Basaksehir por 2-1, em Istambul. O Fenerbahçe bateu o Grasshopers por 3-0 e o Anderlecht é outra das equipas com caminho aberto para a fase de grupos.
Depois de ter caído ante o Young Boys na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a formação de Paulo Fonseca venceu o Basaksehir, graças a um autogolo de Sokol Çikalleshi e a um remate certeiro de Viktor Kovalenko.
Aos 24', Marlos cobrou um canto da direita, Rakitskiy rematou de primeira, com a bola a sofrer um desvio no avançado albanês, inaugurando o marcador. Perto do intervalo, Stepanenko descobriu Kovalenko no interior da área, onde o jovem de 20 anos desferiu um cabeceamento preciso para o fundo da baliza de Babacan.
Dez minutos após o reatar da partida, Rakitskiy cometeu grande penalidade sobre Višca. Chamado a converter, Belözoglu reduziu para o Basaksehir.
Até ao final do encontro, o resultado não se alterou, deixando a equipa de Paulo Fonseca numa boa posição para garantir a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa.
O Fenerbahçe - já sem Vitor Pereira no comando técnico - levou a melhor sobre os suíços do Grasshoppers, numa vitória por 3-0.
No Sükrü Saraçoglu, nem cinco minutos tinham decorrido quando Chahechouhe, num lance de insistência, marcou na recarga a um primeiro remate.
À entrada para os últimos 20 minutos, Miroslav Stoch dilatou a vantagem para o conjunto agora orientado por Dick Advocaat. O internacional eslovaco flectiu da esquerda para o centro, tirou Lavanchy do caminho e rematou com sucesso para as redes helvéticas.
Já em período de compensação, o avançado - a passe de Ali Kaldirim - iria "bisar", deixando a formação turca numa posição muito confortável para o jogo em Zurique.
O Anderlecht obteve igualmente uma importante vitória na casa do Slavia de Praga - "carrasco" do Rio Ave -, ao bater a equipa checa por 3-0. Sylla adiantou os belgas aos 49', Teodorczyk aumentou à passagem da hora de jogo, antes de o capitão Hanni fechar as contas do encontro aos 71'.
A segunda mão do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa está marcada para 25 de Agosto.