Guardiola com um pé na Liga dos Campeões

Manchester City goleou Steaua de Bucareste por 5-0. Agüero marcou três golos, depois de ter falhado dois penáltis.

Foto
Agüero: três golos marcados, dois penáltis falhados AFP

Foi uma estreia em grande pelo Manchester City em provas europeias. Pep Guardiola levou a sua equipa a uma vitória clara por 5-0 no terreno do Steaua de Bucareste, num jogo em que o argentino Agüero cometeu a façanha de marcar três golos e falhar dois penáltis. O Borussia Mönchengladbach é outra das equipas com caminho aberto para a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de ter vencido por 3-1 em casa do Young Boys.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Foi uma estreia em grande pelo Manchester City em provas europeias. Pep Guardiola levou a sua equipa a uma vitória clara por 5-0 no terreno do Steaua de Bucareste, num jogo em que o argentino Agüero cometeu a façanha de marcar três golos e falhar dois penáltis. O Borussia Mönchengladbach é outra das equipas com caminho aberto para a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de ter vencido por 3-1 em casa do Young Boys.

Na Arena Nacional de Bucareste, o Steaua até entrou melhor neste encontro da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões, com Stanciu a roubar a bola a Fernandinho logo aos 2’, mas o remate saiu ao lado da baliza de Willy Caballero. Respondeu o City por Nolito, mas Nita teve uma intervenção segura.

Nem dez minutos tinham decorrido quando Sterling conquistou uma grande penalidade após ser derrubado por Muniru. Contudo, chamado a converter, Agüero permitiu a defesa do guardião romeno. E na recarga, Nolito rematou à trave.

Aos 13’, David Silva inaugurou o marcador. Tosca permitiu a antecipação de Sterling, o extremo correu até à entrada da área, onde serviu o internacional espanhol para o primeiro golo da partida. Cinco minutos depois, o italiano Daniele Orsato assinalou nova grande penalidade, desta vez após falta sobre Kolarov, mas Agüero voltou a falhar.

O Steaua não conseguia reagir, evidenciando claras dificuldades em sair para o ataque, com o City a aproveitar o avanço no terreno do adversário.

Caballero seria chamado a intervir pela primeira vez à passagem da meia-hora, após remate de Hamroun. A formação de Laurentiu Reghecampf crescia no encontro, mas sem incomodar verdadeiramente o guardião argentino.

Perto do intervalo, Kolarov desferiu um potente pontapé à trave e, no seguimento da jogada, Sterling obrigou Nita a uma excelente intervenção.

O City estava melhor no encontro e iria materializar esse ascendente aos 41’ por intermédio de Agüero, após passe de Sterling.

No início da segunda parte, Nolito alargou a vantagem para a formação de Pep Guardiola, na sequência de uma boa jogada de De Bruyne. O internacional belga flectiu para o meio, onde encontrou o antigo jogador do Benfica, que fintou Nita antes de finalizar.

Com o resultado confortável, a equipa inglesa ia gerindo o encontro, actuando sobretudo em contra-ataque. À entrada para o último quarto-de-hora, David Silva esteve perto de "bisar", mas em posição frontal atirou por cima.

Aos 78’ foi evidente o trabalho de Pep Guardiola no funcionamento de equipa. Uma combinação perfeita entre De Bruyne, David Silva, Nolito e Agüero – a lembrar os tempos do Barcelona e do Bayern de Munique - deu o segundo ao argentino e o quarto aos "citizens".

Nos últimos cinco minutos, ainda houve tempo para mais um golo de Kun Agüero, a passe de Fernandinho, consumando o "hat-trick" do avançado argentino. O resultado não sofreu mais alterações, deixando a formação de Guardiola muito perto da fase de grupos da liga milionária.

O Borussia Mönchengladbach também obteve uma importante vitória na casa do Young Boys, ao bater a equipa suíça por 3-1.

Raffael abriu as contas do encontro a passe de Thorgan Hazard aos 11’, com os helvéticos a responderem no recomeço da segunda parte por intermédio de Sulejmani.

A igualdade duraria apenas dez minutos, já que André Hahn iria alargar o marcador, momentos antes de Rochat marcar um autogolo, estabelecendo o resultado final.

O Ajax empatou em casa frente aos russos do Rostov. Noboa adiantou os visitantes logo aos 13’, mas Klaassen converteu com sucesso uma grande penalidade aos 38’.

O Dínamo de Zagreb – onde o português Eduardo foi titular – não foi além de uma igualdade  diante do Salzburgo. Na capital croata, os austríacos colocaram-se na frente por Lazaro, com Marko Rog a marcar à entrada para o último quarto-de-hora.

Na Dinamarca, o Copenhaga foi outro dos vencedores da noite, ao derrotar os cipriotas do Apoel por 1-0.

A segunda mão do "play-off " de acesso à Liga dos Campeões está marcada para 24 de Agosto.

Texto editado por Hugo Daniel Sousa