Velejadores portugueses com sortes diferentes no segundo dia de competição
João Rodrigues e Sara Carmo melhoraram, Gustavo Lima caiu sete lugares.
Ao segundo dia das provas de vela, os velejadores portugueses mudaram de posição nas classificações gerais. João Rodrigues e Sara Carmo subiram, ao passo que Gustavo Lima caiu sete posições.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Ao segundo dia das provas de vela, os velejadores portugueses mudaram de posição nas classificações gerais. João Rodrigues e Sara Carmo subiram, ao passo que Gustavo Lima caiu sete posições.
Depois do 18.º lugar obtido na classificação geral na fase de estreia, João Rodrigues esteve melhor nas regatas desta terça-feira ao passar a meta em 15.º nas primeiras duas e em 10.º na terceira.
O campeão olímpico Dorian Van Rijsselberghe venceu a primeira e a última, tendo o britânico Nick Dempsey festejado na segunda.
O britânico lidera a prova de RS:X masculino com nove pontos, sendo que o atleta português está em 15.º na geral com 71, tendo subido três posições.
Gustavo Lima teve uma exibição inferior em relação à prova inaugural. Após ter conquistado a 15.ª posição na prova de laser, o velejador que nasceu no Rio de Janeiro concluiu em 20.º na terceira corrida da fase preliminar, e na quarta não foi capaz de recuperar, tendo terminado em 26.º.
Com estes resultados, Gustavo Lima cai para o 21.º lugar da geral – era 14.º -, com 50 pontos. O argentino Julio Alsogaray lidera com sete.
No laser radial, Sara Carmo teve um desempenho superior em relação à primeira fase (34.º), já que na regata inicial desta terça-feira terminou em 22.º.
Após findar em 25.º na segunda, a atleta que repete a presença olímpica depois de Londres, saiu da Marina da Glória com o 29.º da classificação geral, o que se traduz em 78 pontos. A chinesa Xu Lijia encontra-se na frente da competição com sete.
As competições são divididas em várias regatas, sendo que se conquistam pontos de acordo com a posição no final das corridas: um para o primeiro, dois para o segundo e assim sucessivamente.
Os dez melhores classificados disputam a regata decisiva, em que a pontuação vale o dobro, sendo que o vencedor será o que tiver o menor número de pontos.
Esta quarta-feira, Gustavo Lima e Sara Carmo voltam a competir na Marina da Glória. João Rodrigues regressa na quinta-feira para o terceiro dia da prova de Vela RS:X. Texto editado por Jorge Miguel Matias