U2 confirmam novo álbum e anunciam digressão para 2017
Songs of Experience poderá ser lançado ainda este ano e a digressão mundial Innocence + Experience retomará em Março do próximo ano.
Assim que lançaram Songs of Innocence em 2014, os U2 voltaram imediatamente a estúdio para trabalhar em mais de 50 canções para o novo disco, Songs of Experience. Agora, a banda confirmou o lançamento do próximo álbum para breve e a segunda parte da digressão Innocence + Experience para Março de 2017.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Assim que lançaram Songs of Innocence em 2014, os U2 voltaram imediatamente a estúdio para trabalhar em mais de 50 canções para o novo disco, Songs of Experience. Agora, a banda confirmou o lançamento do próximo álbum para breve e a segunda parte da digressão Innocence + Experience para Março de 2017.
Em conversa com os autores do livro U2 en España – coordenado por Xavier Balart – em Valência, Bono contou que a banda continua a trabalhar no disco. “Ainda não está pronto, mas irão gostar. Em termos líricos, é mais forte e claro do que WAR [1983]”, disse o cantor, que confirmou a digressão para 2017 e notou que “talvez haja alguma coisa em Setembro ou Outubro”. O baixista Adam Clayton reiterou que “o álbum e a digressão virão nos próximos seis meses”.
A digressão irá passar por Estados Unidos, América do Sul, Austrália, Ásia e Europa e será antecedida por dois grandes concertos nos EUA, no iHeartRadio Music Festival, em Las Vegas, a 23 de Setembro, e na Dreamforce Web Conference, em São Francisco, a 5 de Outubro. Poderá acontecer ainda um concerto ao ar livre na Irlanda, mas este só em 2018.
Bono, The Edge, Adam Clayton e Barry Mullen reuniram-se pela primeira vez para ensaiar na cozinha de Mullen há 40 anos, no dia 25 de Setembro de 1976, e a ocasião poderá ser celebrada com um lançamento na sua cidade natal, segundo o jornal irlandês The Irish Times. A acontecer, seria o oposto do grande buzz que se deu com o lançamento de Songs of Innocence, álbum inicialmente exclusivo (gratuitamente) no iTunes.
O novo álbum será a continuação de Songs of Innocence, que retratava a adolescência dos membros da banda no Norte de Dublin. Por sua vez, Songs of Experience vai abordar a fama repentina com que lidaram no início dos anos 1980, nomeadamente com acontecimentos como o concerto Live Aid e o lançamento de The Joshua Tree (1987), o disco que os tornou na "maior banda de rock do mundo”.
A banda manifestou vontade de lançar o novo disco ainda em 2016 e, em entrevista à revista Billboard em Junho, The Edge mostrou-se optimista. “Ainda estamos a fazer de tudo para que saia este ano. É o nosso objectivo e poderá ser alterado, mas estamos a dar o nosso melhor”, disse então. Segundo a revista NME, The Edge comparou a música em que estão a trabalhar ao disco Zooropa, de 1993.
A Billboard também avança que Songs of Experience poderá sair ainda antes do fim do ano, sugerindo no entanto ser mais provável “que o lançamento ocorra em 2017”. A digressão Innocence + Experience terminou em Paris a 7 de Dezembro do ano passado. Em Junho, foi lançado o DVD do concerto.