Arouca empata no último minuto na sua estreia em provas europeias
A formação portuguesa garantiu a igualdade em cima dos 90 minutos, graças a um golo caricato.
O Arouca empatou a uma bola diante do Heracles, no encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, disputado nesta quinta-feira, na Holanda.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Arouca empatou a uma bola diante do Heracles, no encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, disputado nesta quinta-feira, na Holanda.
Na estreia da equipa portuguesa em competições europeias, Lito Vidigal não surpreendeu no “onze” inicial, alinhando sem qualquer dos reforços para a nova temporada.
Mas a primeira oportunidade de golo, foi o Heracles a criá-la. Na sequência de um corte defeituoso de Gegé, Navratil recuperou a bola e, solto de marcação, atirou por cima da baliza defendida por Bracali.
Ao longo da primeira parte o Arouca revelou dificuldades em sair para o ataque, com a formação holandesa a exercer uma pressão muito forte sobre o adversário. Aos 22’, Bracali evitou o golo inaugural com uma excelente intervenção, travando o pontapé colocado de fora da área de Pelupessy. Aos 29’ Navratil voltou a criar perigo, com um remate cruzado que passou junto à malha lateral do guardião brasileiro. E a dez minutos do intervalo, Bruns cruzou rasteiro pela direita para o remate de Gladon passar por cima.
O nulo no marcador era mais vantajoso para o Arouca, que ao longo da primeira parte sofreu para travar o ímpeto do sexto classificado da Liga holandesa da última temporada.
No reatar da partida, voltou a entrar melhor o Heracles e Gladson materializou esse ascendente, após Hugo Basto falhar um corte na sequência de um cruzamento.
A equipa orientada por John Stegeman colocava justiça no marcador, estando perto de dilatar o resultado por quatro vezes num período de quinze minutos, com Bracali a destacar-se com boas intervenções.
No entanto, seriam os arouquenses a estabelecer o empate graças a Gegé. Aos 90’ o lateral cabo-verdiano cruzou para a área, com o esférico a sofrer um desvio em Gosens, e a enganar o guarda-redes Bram Castro, iludido igualmente com a movimentação de Walter González.
Destaque ainda para a expulsão de Lito Vidigal após vários avisos para se manter dentro da área técnica.
A segunda mão, que ditará o acesso ao play-off de qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, terá lugar a 4 de Agosto, no Estádio Municipal de Arouca. Texto editado por Jorge Miguel Matias