Tempo quente vai continuar com temperaturas acima dos 35 graus

Semana começa com temperaturas elevadas em especial no interior do país. A tendência para o final da semana é para uma pequena descida da máxima.

Foto
Um total de 14 distritos estão hoje e amanhã sob “aviso amarelo” Miriam Lago (arquivo)

O tempo quente vai continuar neste início de semana, com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e temperaturas em quase todo o território acima dos 35 graus Celsius, adiantou à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O tempo quente vai continuar neste início de semana, com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e temperaturas em quase todo o território acima dos 35 graus Celsius, adiantou à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.

"Vamos continuar com tempo quente, prevendo-se céu pouco nublado ou limpo a apresentar maiores períodos de nebulosidade no barlavento algarvio e no litoral oeste até ao final da manhã. Esta nebulosidade pode persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso", disse o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ricardo Tavares, durante a tarde, vamos ter aumento temporário de nebulosidade no interior da região norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

No que diz respeito ao vento, o meteorologista salientou que vai soprar fraco, sendo moderado de sueste no Algarve até meio da tarde, e moderado a forte do quadrante sul, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas da região sul. Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima na região sul.

"Para terça-feira a previsão mantém-se igual, excepto no que diz respeito à nebulosidade, prevendo-se uma intensificação de nevoeiros", disse.

Ricardo Tavares adiantou que as temperaturas máximas vão estar hoje e amanhã acima dos 35 graus nas regiões do interior, em especial no Alentejo. De acordo com o meteorologista, a tendência para o final da semana é para uma pequena descida da máxima. "Hoje e amanhã vamos ter catorze distritos do continente sob “aviso amarelo” devido ao tempo quente", disse.

Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga estão sob “aviso amarelo” desde as 3h23 de hoje e até às 21h de terça-feira.

O “aviso amarelo” é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

No que diz respeito às temperaturas para hoje, em Lisboa vão oscilar entre 19 e 32 graus Celsius, no Porto entre 16 e 26, em Braga entre 17 e 35, em Viana do Castelo entre 15 e 24, em Vila Real entre 21 e 37, em Viseu entre 21 e 35, em Bragança entre 18 e 38, na Guarda entre 23 e 32, em Coimbra entre 16 e 34, em Castelo Branco entre 22 e 37, em Santarém entre 17 e 37, em Portalegre entre 21 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 19 e 35, em Faro entre 22 e 29, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 18 e 25, na Horta entre 18 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 23.