Câmara intervém em 40 ruas do Porto até ao final do ano
Reabilitação de ruas estruturantes implica investimento de 8 milhões de euros
São oito milhões de euros para 40 ruas, até ao final do ano. Mas mais do que tapar buracos na cidade, a Câmara do Porto promete fazer de cada intervenção em algumas das artérias mais estruturantes uma operação de regeneração urbana, com impacto positivo na circulação de peões, automóveis e transportes públicos, na sinistralidade rodoviária e nas restrições ao estacionamento indevido.
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São oito milhões de euros para 40 ruas, até ao final do ano. Mas mais do que tapar buracos na cidade, a Câmara do Porto promete fazer de cada intervenção em algumas das artérias mais estruturantes uma operação de regeneração urbana, com impacto positivo na circulação de peões, automóveis e transportes públicos, na sinistralidade rodoviária e nas restrições ao estacionamento indevido.
As obras em eixos como a Constituição ou a Avenida AEP no sentido Matosinhos-Porto (com início esta terça-feira) decorrerão à noite e ao fim-de-semana, para diminuir o impacto das mesmas na circulação automóvel, prometeu a vereadora da mobilidade, Cristina Pimentel, que, com Rui Moreira, apresentou esta terça-feira o plano de trabalhos na via pública. Plano esse, assinalou, que avança após elaboração de projectos para todas as intervenções – nenhum estava feito, admitiram – para que estas não sejam apenas operações de repavimentação.
A meio ano de assumir a gestão da STCP, a Câmara do porto quer aumentar a velocidade de circulação dos autocarros e para isso, assinala Moreira, é preciso corrigir o piso, mexer nos corredores bus e fazer intervenções que condicionem o estacionamento indevido. Em relação aos peões, as obras em curso incluem alargamento de passeios, revisão ou colocação de guardas em alguns pontos, reposicionamento de algumas passadeiras e melhoria da sinalização e visibilidade das mesmas. Os dois autarcas assumem que os 23 atropelamentos em passadeiras continuam a ser um problema grave, que urge minimizar, e garantem que a integração entre os vários modos de circulação foi tida em conta no desenho destas intervenções.
Problema mais recente, os conflitos de tráfego entre ciclistas e automóveis e peões levaram o município, por precaução, a não criar canais dedicados para bicicletas nas ruas a intervencionar, tendo em conta que, na maioria dos casos, se trata de eixos estruturantes, com muito movimento automóvel. Rui Moreira considera que a legislação deveria ser revista, pois o facto de as bicicletas não terem matrícula e os ciclistas não serem obrigados a ter seguro têm gerado problemas nalgumas situações, argumentou. E, perante isto, a Câmara do Porto não deverá abrir as faixas bus a este modo de transporte, como fez, com bons resultados, com os ciclomotores, assumiram.
Os oito milhões de investimento anunciados esta terça-feira incluem 1,3 milhões relativos a empreitadas já realizadas desde o início do ano, como a construção do atravessamento dos Bairros Novo da Pasteleira e Pinheiro Torres, a requalificação do Largo do Carmo e as melhorias na Rua Magalhães Lemos - estes dois últimos em parceria com a STCP, que vai comparticipar ainda a obra a realizar na Rua da Restauração – entre outros. As intervenções na Rua da Constituição e Avenida AEP começaram esta terça-feira e, em meados do mês iniciam-se as obras na Rotunda de Bessa Leite e Sidónio Pais. Em curso está também a repavimentação da Rua dos Castelos e a substituição da iluminação pública no Jardim do Marquês de Pombal.
No plano para este ano estão incluídas obras em ruas como Diogo Botelho, Restauração, Cimo Muro e Bartolomeu Velho, que devem começar em Setembro, mês em que avança também a intervenção mais pesada e cara: a reabilitação do espaço público do Bairro do Regado (lado nascente), orçado em mais de 1,8 milhões de euros. Segundo o município, o espaço público do Bairro Leão XIII também vai ser reabilitado, com um custo de 600 mil euros, bem como a Rua Coronel Peres. Em fase de projecto estão também obras na Rua D. João Mascarenhas, Rua de Serralves e Av. Fernão Magalhães, um eixo onde, no futuro, poderá vir a ser criado um canal exclusivo para circulação de uma linha de Metro-bus, admitiram.
Também este ano prevêem-se intervenções na Av. Marechal Gomes da Costa, Praça das Flores, Rua do Ouro, cruzamento da Rua Amial, Rua Castelo de Guimarães, Rua Cónego Ferreira Pinto, Rua de Contumil, Rua Dr. Nuno Pinheiro Torres, Rua Sarmento Beires, Rua Vasco Valente, no Terminal do Bom Sucesso. O plano inclui ainda a alteração de sentidos na Rua do Bom Sucesso e o reordenamento viário junto ao Estádio do Dragão.