3Pês: Um “poker“ alternativo da América
Promo, Palco e Pista: os 3Pês de António Barroso. Estas são as suas sugestões musicais para este fim-de-semana, de 23 a 25 de Junho
Com o S. João a motivar a tradicional invasão nas ruas do Porto, Braga e outras cidades, há propostas alternativas para ouvir música em casa, em concerto ou nas pistas de dança. Hoje, só dos Estados Unidos, proponho Young The Giant, Planning For Burial, Vow e Psychic Twin. Mas também há gente do Canadá e da Rússia. E muita clássica.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Com o S. João a motivar a tradicional invasão nas ruas do Porto, Braga e outras cidades, há propostas alternativas para ouvir música em casa, em concerto ou nas pistas de dança. Hoje, só dos Estados Unidos, proponho Young The Giant, Planning For Burial, Vow e Psychic Twin. Mas também há gente do Canadá e da Rússia. E muita clássica.
Promo
“House of the Strange” sai em agosto e será o terceiro longa-duração dos norte-americanos Young The Giant, do qual já se pode ouvir “Titus Was Born”, “Amerika” e “Something to Believe In”.
Ainda no género post-punk, com algum shoegaze e Late 80’s à mistura, Thom Wasluck (EUA) está de volta com o seu projeto muito pessoal Planning For Burial, adiantando “As a Lover” como pretexto para um terceiro trabalho de fundo, não confirmado, depois de “Desideratum”, de 2014.
De Los Angeles chega “Kind Eyes”, dos Vow, um álbum de estreia e um belo momento shoegaze e dream pop editado no corrente mês, do qual aconselho a audição de “Blue Bird” e “Lowest”.
A última sugestão de origem americana é Psychic Twin, da compositora e multi-instrumentista Erin Fein, que se estreará com “Strange Diary”, antecipado pelo single “Lose Myself”.
Entre debutantes, chamo ainda a atenção para os canadianos Weaves, gente de Toronto que se lança com álbum homónimo e abrem-se ao mundo com um rebuçado de estalo na boca: “Candy”.
Por fim, presença assegurada em Paredes de Coura, nota para os russos Motorama, que editaram um “sete polegadas” com dois temas exclusivos “Holy Day / Mirror”.
Palco
Se, no Porto, a noite de hoje (quinta-feira) é carnaval a mais, ou se só vale a pena levar marteladas e sentir os odores a manjerico depois de um momento mais erudito, a minha sugestão é o tradicional Concerto de S. João na Casa da Música, pela Banda Sinfónica Portuguesa, que apresentará o seguinte programa: “Carnaval de Rua”, do brasileiro Hudson Nogueira, “Tribal Elements”, do espanhol José Miguel Jordán, e “Symphonic Dances”, do japonês Yosuke Fukuda.
Em Lisboa, no Sabotage (23:00), The Weatherman apresenta o seu novo álbum, “Eyeglasses For The Masses”.
Sexta-feira, também na Capital, na Galeria Zé Dos Bois (ZDB), Minta & The Brook Trouts levam ao palco a elegância do mais recente “Slow”.
No sábado, voltando ao Porto e à Casa da Música (21h00), a Sinfónica Portuguesa, dirigida por Joana Carneiro e com piano solo de Artur Pizarro tocará Ravel e Bartók.
Na mesma noite (22h00), no Arrábida Shopping, é a Casa da Música (Sinfónica do Porto) que vai a Vila Nova de Gaia para apresentar Maurice Ravel e Rimski-Korsakoff.
Pista
Em Braga, cidade também sanjoanina, hoje a alternativa é o Convento de Braga, com noitada eletrónica dos alemães Moon & Mann e o minhoto do mundo pop-rock Paulo Campos.
No sábado, no Lusitano, em Santa Maria da Feira, Pedro Monteira avança para um ‘set’ eclético, e no Lux, em Lisboa, Honey “Dijon” Redmond, de Chicago, apresenta-se com uma seleção mais eletrónica.