Espanhola Mercadona estreia-se em Portugal com quatro lojas
Primeira fase de investimento, no valor de 25 milhões de euros, será concretizado em 2019.
A Mercadona, líder do segmento de supermercados em Espanha, escolheu Portugal para arrancar com o seu plano de expansão internacional e prepara a abertura das primeiras quatro lojas em 2019.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Mercadona, líder do segmento de supermercados em Espanha, escolheu Portugal para arrancar com o seu plano de expansão internacional e prepara a abertura das primeiras quatro lojas em 2019.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a empresa avança que prevê investir 25 milhões de euros numa primeira fase e “criar cerca de 200 postos de trabalho”. “Para este objectivo, pretende iniciar contactos institucionais e trabalho de campo, bem como começar a identificar os locais mais adequados para as primeiras quatro aberturas em Portugal”, indica a Mercadona, em comunicado.
Juan Roig, presidente da empresa de origem familiar, diz que Portugal é uma “grande oportunidade para iniciar o crescimento internacional” da Mercadona. A escolha foi determinada por ser “um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa”.
O ano passado a cadeia de distribuição, com 1578 supermercados e 76 mil trabalhadores, teve uma facturação de 20.831 milhões de euros. Em Portugal, vai disputar o mercado com dois pesos pesados: o Continente (da Sonae, do mesmo grupo do PÚBLICO) e o Pingo Doce, da Jerónimo Martins.
A Sonae MC (o braço para o retalho alimentar da Sonae) teve vendas de 3490 milhões de euros em 2015 e opera com 222 lojas, entre hipermercados (40), supermercados (130, sete dos quais em regime de franquia) e 52 lojas de conveniência. Já o grupo teve um volume de negócios de 5014 milhões de euros, mais 0,8% face a 2014.
O Pingo Doce, com 399 supermercados (até Dezembro de 2015) registou vendas de 3407 milhões de euros o ano passado. A Jerónimo Martins é o maior grupo de distribuição a operar em Portugal e tem negócios na Polónia e na Colômbia. Em termos consolidados teve vendas de 13,7 mil milhões de euros, mais 8,3%.
A Mercadona foi fundada em 1977 pelo grupo Cárnicas Roig. Em 1981, Juan Roig assumiu a direcção da empresa e detém, juntamente com a mulher Hortensia Herrero, mais de 80% do capital.