As 13 datas de uma relação complicada

As principais etapas da relações entre o Reino Unido e a União Europeia, na véspera do referendo sobre a permanência ou a saída do país do clube dos 28.

Foto
John Major e Margaret Thatcher, dois primeiro-ministros britânicos Reuters

8 Agosto 1961

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

8 Agosto 1961

Primeira candidatura de adesão do Reino Unido à Comunidade Económica Europeia (CEE), antecessora da UE, apresentada pelo primeiro-ministro conservador Harold Macmillan.

14 Janeiro 1963

Primeiro veto do general francês de Gaulle à entrada do Reino Unido na CEE. Opõe-se uma segunda vez a 27 Novembro de 1967.

1 Janeiro 1973

O Reino Unido entra na CEE, ao mesmo tempo que a Irlanda e a Dinamarca.

5 Junho

Num refendo sobre a permanência do país na CEE, os britânicos optam pelo “sim”, que consegue um pouco de 67% dos votos.

30 Novembro 1979

A primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher exige uma redução da participação britânica no orçamento europeu – ficou famosa a sua frase I want my Money back (quero o meu dinheiro de volta) –, o que consegue em 1984.

20 Setembro 1988

Discurso de Bruges no qual Margaret Thatcher se opõe a qualquer evolução federal da construção europeia.

7 Fevereiro 1992

Assinatura do Tratado de Maastricht, o segundo acto fundamental da construção europeia depois do Tratado de Roma, em 1957. O Reino Unido beneficia de uma cláusula de isenção (opt-out), que lhe permite não aderir à moeda única.

23 Julho 1993

Ameaçando demitir-se, o primeiro-ministro conservador John Major consegue que o Parlamento de Londres ratifique o Tratado de Maastricht. No mesmo dia, chama “imbecis” a três dos seus ministros eurocépticos.

20 Abril 2004

O primeiro-ministro trabalhista Tony Blair, europeísta, anuncia a intenção de organizar um referendo sobre a Constituição europeia, que não acontece devido ao “não” francês e dinamarquês.

23 Janeiro 2013

Num discurso, o primeiro-ministro David Cameron promete um referendo sobre a permanência do país na UE se o seu Partido Conservador ganhar as eleições legislativas de 2015.

22 Maio 2014

O partido eurocéptico e anti imigração UKIP é o mais votado nas eleições europeias, com mais de 26% dos votos e elegendo 24 deputados.

7 Maio 2015

Os conservadores vencem as eleições com maioria absoluta. A lei que permite a realização de um referendo à UE até ao fim de 2017 é adoptada antes do Natal desse ano.

20 Fevereiro 2016

David Cameron marca o referendo para 23 de Junho de 2016. Na véspera, e depois de uma cimeira em Bruxelas, tinha anunciado um acordo sobre as reformas que exigira.