Solar Impulse 2 está a sobrevoar o Atlântico rumo a Sevilha

Avião solar descolou na segunda-feira de Nova Iorque, nos EUA, e deverá chegar a Sevilha, em Espanha, na quinta-feira de manhã. É a 15.ª etapa de uma volta ao mundo com o sol como combustível.

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O avião Solar Impulse 2 deixou Nova Iorque na segunda-feira e encontra-se a sobrevoar o Atlântico rumo a Sevilha, em Espanha, onde deverá chegar na quinta-feira. Trata-se da 15.ª etapa de uma viagem que começou em Março de 2015. O aparelho, pilotado pelo suíço Bertrand Piccard, cumpre o mais longo percurso desta aventura.

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O avião Solar Impulse 2 deixou Nova Iorque na segunda-feira e encontra-se a sobrevoar o Atlântico rumo a Sevilha, em Espanha, onde deverá chegar na quinta-feira. Trata-se da 15.ª etapa de uma viagem que começou em Março de 2015. O aparelho, pilotado pelo suíço Bertrand Piccard, cumpre o mais longo percurso desta aventura.

Poucos minutos depois do meio-dia desta terça-feira, quando já somava um dia e cinco horas de viagem, Bertrand Piccard falava em directo com a organização da viagem no site oficial solarimpulse.com (onde todas as etapas e imagens da viagem podem ser seguidas ao segundo) revelando que se encontra “praticamente a meio do Atlântico”. Bem disposto, o piloto suíço contou como passou a noite voando, como previsto, num “corredor de bom tempo com nuvens dos dois lados”. E avisava: “ao contrário do que as pessoas pensam, é muito bom sobrevoar o oceano. As pessoas pensam que não se vê nada mas vejo as ondas, os animais, as baleias, a luz, os reflexos. É muito bonito”.

Minutos depois, em entrevista em directo a um jornalista do diário italiano La Stampa, o piloto suíço adiantou mais alguns pormenores sobre a primeira noite a bordo. “Pela primeira vez em 68 anos o solstício de Verão coincidiu com uma lua cheia [um fenómeno astronómico raro que acontece de 70 em 70 anos]. Tinha uma luz extraordinária. Definitivamente era o dia para voar num avião solar”.

De resto, adiantou ainda ao jornal que o Solar Impulse é “como uma pequena casa”. Os bancos são reclináveis para que possa fazer as suas sestas de 20 minutos, nunca mais do que isso, por baixo dos bancos há uma sanita, há equipamento para aquecer a comida, lavar os dentes e toalhetes húmidos para a higiene possível. Apesar da descrição, Bertrand Piccard parecia bastante confortável e bem-humorado e não perdeu a oportunidade para defender a causa que segura este avião no ar. “Temos de acreditar que o futuro está nas tecnologias limpas, renováveis em todo o lado. É uma revolução hoje. O futuro é um mundo eléctrico, limpo e que protege o ambiente”.

A etapa é de cerca de 90 horas de voo. Esta aventura é partilhada por outro piloto, o suíço André Borschberg, que cumpriu outras etapas como o voo entre o Japão e o Havai, sobrevoando o oceano Pacífico, mas que desta vez não está a bordo. O avião tem a largura de um boeing 747, voando a uma velocidade média de 50 quilómetros por hora, com baterias que são carregadas pela energia solar captada por 17 mil células fotovoltaicas instaladas nas suas asas. Pesa cerca de 1,5 toneladas e, por isso, é muito sensível à turbulência.

A viagem, que já leva mais de um ano, começou em Abu Dhabi e deverá terminar no mesmo local. Depois de sair do Atlântico, passando junto ao Algarve, o avião aterra em Sevilha ainda com um terço da rota por cumprir.

Transmissão em directo do voo do site oficial do Solar Impulse