Pontuação histórica de Irving e LeBron James mantém "Cavs" na corrida à NBA

Cleveland Cavaliers venceram fora os Golden State Warriors e reduziram para 3-2 na final da NBA.

Foto
LeBron James marcou 41 pontos Ezra Shaw/Getty Images/AFP

Kyrie Irving e LeBron James estiveram segunda-feira imparáveis e os Cleveland Cavaliers venceram fora os Golden State Warriors, desfalcados do castigado Draymond Green, por 112-97 e mantiveram-se na corrida ao título da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Kyrie Irving e LeBron James estiveram segunda-feira imparáveis e os Cleveland Cavaliers venceram fora os Golden State Warriors, desfalcados do castigado Draymond Green, por 112-97 e mantiveram-se na corrida ao título da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Em desvantagem por 3-1, os "Cavs" estavam obrigados a vencer para os Warriors não revalidarem desde já o título e salvaram o primeiro match point, no primeiro jogo da história das finais em que dois jogadores da mesma equipa atingiram os 40 pontos.

Irving (17 em 24 nos "tiros" de campo, incluindo cinco em sete nos "triplos") e James (16 em 30 nos lançamentos de campo, incluindo quatro em oito nos "triplos", 16 ressaltos e sete assistências) marcaram 41 pontos cada um, para um total de 82 – 73,2% do total da equipa.

Além destes dois jogadores, apenas J. R. Smith marcou na casa das dezenas (10 pontos), merecendo ainda destaque os 15 ressaltos de Tristan Thompson, aos quais só juntou seis pontos, também porque falhou seis de 10 lances livres.

Na equipa da casa, Klay Thompson foi o melhor, com 37 pontos, mas, como os seus companheiros, "desapareceu" após o intervalo: os Warriors marcaram 11 "triplos" na primeira parte e apenas três na segunda, nas mesmas 21 tentativas.

Por seu lado, Stephen Curry concretizou 25 pontos, mas só acertou cinco de 14 "triplos", enquanto Andre Iguodala, titular na ausência de Draymond Green, terminou o embate com 15 pontos, 11 ressaltos e seis assistências.

Os Warriors entraram muito bem no encontro e ganharam rapidamente seis pontos de vantagem (9-3), que não conseguiram, porém, aumentar (17-11 e 22-16), para acabarem o primeiro período apenas três à maior (32-29).

Com os dois conjuntos com grande acerto, nomeadamente Klay Thompson (26 pontos na primeira parte), nos locais, e James (25) e Irving (18), nos forasteiros, o equilíbrio pautou o segundo parcial, que acabou empatado a 61 pontos.

Os 122 pontos ao intervalo selavam um novo máximo em finais, a meio de jogo, desde 1987.

A segunda metade começou equilibrada, mas, dois minutos volvidos, os Warriors perderam por lesão o "gigante" Andrew Bogut e, com um "cinco" mais pequeno (o chamado ‘small ball’), começaram a ter problemas, e dos dois lados do campo.

Com Irving e James "imparáveis", os "Cavs" foram-se destacando no marcador e chegaram à casa das dezenas (82-93), para terminarem o terceiro período com uma vantagem de nove (84-93).

No quarto período, os Warriors ainda se colocaram a seis pontos (96-102, a 6.38 minutos do final), mas, então, Irving marcou três cestos consecutivos, incluindo um "triplo" (96-109), e acabou em definitivo com as dúvidas.

A final, que podia ter acabado em Oakland, volta a Cleveland, palco do sexto jogo, na quinta-feira, dia em que os Warriors terão de volta Draymond Green. Na história da final, nunca uma equipa virou uma desvantagem de 3-1.

Ficha de jogo

Jogo na Oracle Arena, em Oakland, Califórnia.

Golden State Warriors, 97 

Cleveland Cavaliers, 112.

Ao intervalo: 61-61.

Golden State Warriors Stephen Curry (25), Klay Thompson (37), Harrison Barnes (5), Andre Iguodala (15) e Andrew Bogut. Jogaram ainda Festus Ezeli (2), James McAdoo, Leandro Barbosa (3), Shaun Livingston (7), Anderson Varejão (3), Marreese Speights e Brandon Rush. Treinador: Steve Kerr.

Cleveland Cavaliers Kyrie Irving (41), J. R. Smith (10), LeBron James (41), Kevin Love (2) e Tristan Thompson (6). Jogaram ainda Richard Jefferson (8), Matthew Dellavedova, Iman Shumpert (4), Maurice Williams, Timofey Mozgov, James Jones e Dahntay Jones. Treinador: Tyronn Lue.

Árbitros: Monty McCutchen, Marc Davis e Derrick Stafford.

Marcha do marcador: 17-13 (06 minutos), 32-29 (primeiro período), 46-46 (18), 61-61 (intervalo), 71-77 (30), 84-93 (terceiro período), 96-104 (42) e 97-112 (resultado final).

Assistência: 19.596 espectadores.